sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Confrontation, colaboration and co-optation: the relationship dynamics between black movements and banks in Brazil

Confrontation, colaboration and co-optation: the relationship dynamics between black movements and banks in Brazil

Esse 'e um trabalho apresentado na Fundação Getúlio Vargas que fala de meu trabalho e do IARA, juntamente com outras pessoas e entidades, no enfrentamento dos bancos privados e outros setores.

Esta em inglês e acho de valor inestimável para a historia recente do movimento negro no Brasil.

Cita também importante trabalho de outras entidades importantes como Educafro, CEERT, Frei Davi e Unipalmares, dentre outras, e outras frentes de lutas além dos bancos privados e Ministério Publico do Trabalho.

Os autores são Mario Aquino Alves e Marcus Vinicios Peinado Gomes, e merecem todos os encômios, por mesclar diversidade etnica e economia.

Tentei colar no email para facilitar a leitura mas nao deu certo.

Seria importante manter relações com entidades internacionais a respeito do assunto, e uma avaliação do que mudou após a Lei 12.288, o Estatuto da Igualdade Racial, até hoje sem regulamentação, ou aplicação pratica, quer pelo governo federal, quer pelos governos estaduais e municipais, bem como iniciativa privada.

Tal constatação nos leva a certeza de intensificação de demandas jurídicas e judiciais nesse sentido, independente da agenda política ou eleitoral.

O trabalho está em

http://www.egosnet.org/jart/prj3/egosnet/data/uploads/OS%202010/W-077.pdf

Humberto Adami
Humbertoadami@gmail.com

Nenhum comentário: