sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Tocantins sedia jogos indígenas



D4
Sustentabilidade e o resgate das culturas indígenas tradicionais é o tema da XI edição dos Jogos dos Povos Indígenas (JPI), que acontecerá entre os dias 8 e 15 de outubro, na Ilha Porto Real, em Porto Nacional. Serão sete dias de competições e apresentações culturais, em que são esperados cerca de 1.300 indígenas, de aproximadamente 35 etnias, vindas de todas as regiões do país, além de líderes e observadores indígenas de outros países (Ar­gen­tina, Austrália, Bolívia, Canadá, Equador, EUA, Gui­ana Fran­cesa, Peru e Ven­e­zuela). 
Na ilha de Porto Real, está sendo construída uma verdadeira “Aldeia Olímpica In­dígena” para receber os participantes. Será montada também uma arena com capacidade para receber cerca de oito mil pessoas. 
Entre as novidades dessa edição, está a divisão do evento em duas temáticas. A primeira, voltada para o Fórum Social Indígena e a Rio+20, abordará a Conferência Inter­nacional do Meio Ambiente e discutirá a economia verde e temas com foco na sustentabilidade e na preservação das tradições indígenas. Já a segunda terá como objetivo o intercâmbio esportivo e cultural entre as etnias, além de propor um debate sobre a inclusão indígena como legado da Copa do Mundo FIFA 2014 e das Olimpíadas e Pa­rao­­limpíadas de 2016. 
Os JPI são considerados um dos maiores encontros esportivos culturais e tradicionais de indígenas da América. Com o objetivo central de promover o esporte socioeducacional como identidade das culturas autóctones, voltado à promoção da cidadania indígena, à integração e aos valores tradicionais, os JPI devem ganhar destaque espontâneo da mídia nacional e internacional, a exemplo de anos anteriores. 
Os XI Jogos dos Povos Indígenas são uma realização do Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena (ITC), com patrocínio do Ministério do Esporte e apoio do governo do estado do To­cantins e da Prefeitura Mu­nicipal de Porto Nacional.
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude e Esportes (Sejuves), está recebendo inscrições desde o início de setembro ao serviço voluntário da XI Edição dos Jogos dos Povos Indígenas do Tocantins. Serão 50 vagas para voluntários do município de Porto Nacional e 50 vagas distribuídas para interessados do restante de todo o Estado. 
A comissão organizadora receberá os currículos até o final deste mês e os interessados poderão entregá-los diretamente na Secult, na Sejuves ou entrar em contato por telefone para obter orientação de como efetuar a inscrição via e-mail. Haverá um processo de seleção em que serão consideradas as exigências do critério de participação do Ministério da Cultura (Minc). 
Terão preferência os estudantes universitários indígenas e candidatos que possuam formação superior completa, que já tenham realizado trabalhos voluntários com povos indígenas ou de outro seguimento. 
A coordenadora indígena da Secult, Joana Euda, destaca a importância do voluntariado. “Para o participante é a oportunidade de agregar conhecimento e experiência na convivência desse momento de integração entre os povos, e para os jogos é importante essa contribuição para que os nossos visitantes sejam recebidos por uma parcela da comunidade participativa do Tocantins, na realização do evento, em nosso Estado’, conclui Joana.



Nenhum comentário: