Sustentabilidade e o resgate das culturas indígenas tradicionais é o tema da XI edição dos Jogos dos Povos Indígenas (JPI), que acontecerá entre os dias 8 e 15 de outubro, na Ilha Porto Real, em Porto Nacional. Serão sete dias de competições e apresentações culturais, em que são esperados cerca de 1.300 indígenas, de aproximadamente 35 etnias, vindas de todas as regiões do país, além de líderes e observadores indígenas de outros países (Argentina, Austrália, Bolívia, Canadá, Equador, EUA, Guiana Francesa, Peru e Venezuela).
Na ilha de Porto Real, está sendo construída uma verdadeira “Aldeia Olímpica Indígena” para receber os participantes. Será montada também uma arena com capacidade para receber cerca de oito mil pessoas.
Entre as novidades dessa edição, está a divisão do evento em duas temáticas. A primeira, voltada para o Fórum Social Indígena e a Rio+20, abordará a Conferência Internacional do Meio Ambiente e discutirá a economia verde e temas com foco na sustentabilidade e na preservação das tradições indígenas. Já a segunda terá como objetivo o intercâmbio esportivo e cultural entre as etnias, além de propor um debate sobre a inclusão indígena como legado da Copa do Mundo FIFA 2014 e das Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016.
Os JPI são considerados um dos maiores encontros esportivos culturais e tradicionais de indígenas da América. Com o objetivo central de promover o esporte socioeducacional como identidade das culturas autóctones, voltado à promoção da cidadania indígena, à integração e aos valores tradicionais, os JPI devem ganhar destaque espontâneo da mídia nacional e internacional, a exemplo de anos anteriores.
Os XI Jogos dos Povos Indígenas são uma realização do Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena (ITC), com patrocínio do Ministério do Esporte e apoio do governo do estado do Tocantins e da Prefeitura Municipal de Porto Nacional.
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude e Esportes (Sejuves), está recebendo inscrições desde o início de setembro ao serviço voluntário da XI Edição dos Jogos dos Povos Indígenas do Tocantins. Serão 50 vagas para voluntários do município de Porto Nacional e 50 vagas distribuídas para interessados do restante de todo o Estado.
A comissão organizadora receberá os currículos até o final deste mês e os interessados poderão entregá-los diretamente na Secult, na Sejuves ou entrar em contato por telefone para obter orientação de como efetuar a inscrição via e-mail. Haverá um processo de seleção em que serão consideradas as exigências do critério de participação do Ministério da Cultura (Minc).
Terão preferência os estudantes universitários indígenas e candidatos que possuam formação superior completa, que já tenham realizado trabalhos voluntários com povos indígenas ou de outro seguimento.
A coordenadora indígena da Secult, Joana Euda, destaca a importância do voluntariado. “Para o participante é a oportunidade de agregar conhecimento e experiência na convivência desse momento de integração entre os povos, e para os jogos é importante essa contribuição para que os nossos visitantes sejam recebidos por uma parcela da comunidade participativa do Tocantins, na realização do evento, em nosso Estado’, conclui Joana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário