quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Comenda Zumbi dos Palmares premia ações contra o preconceito


Comenda Zumbi dos Palmares premia ações contra o preconceito

30/11/2011 16h11

Por Daniele Braga

              A necessidade de valorizar o trabalho de professores, na luta para construir uma sociedade livre do racismo, marcou a Sessão Solene de entrega da Comenda Zumbi dos Palmares nesta quarta-feira, 30, realizada na Câmara Municipal de Palmas. A honraria, que visa premiar projetos desenvolvidos na área de ações afirmativas e promoção da igualdade racial, foi concedida a Escola Municipal Luiz Gonzaga, Colégio Militar de Palmas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e a Coordenadora da Mulher Direitos Humanos e Equidade de Palmas Rosimar Mendes.
             Criada em 2009, através de Projeto de Resolução de autoria do Vereador Bismarque do Movimento, a Comenda Zumbi dos Palmares é a única honraria concedida pelo Poder Legislativo no Tocantins para premiar Instituições, Entidades e personalidades que promovem ações para combater o racismo no Estado.
               Em pronunciamento o Vereador Bismarque do Movimento, representante dos movimentos sociais na Casa de Leis Municipal, defendeu a valorização de iniciativas que tem como finalidade “construir uma sociedade livre de opressões”, através da ampliação de políticas pela garantia dos Direitos Humanos e promoção da igualdade racial. O parlamentar fez referência principalmente aos professores homenageados, ressaltando, que o papel destes profissionais é fundamental para a formação de cidadãos livres do ódio a pluralidade, e defendeu uma maior valorização da categoria.

Recebendo a Comenda

               Homenageada como personalidade, Rosimar Mendes, que é militante histórica do Movimento Negro no Tocantins, não conteve as lágrimas ao receber a comenda “vejo neste prêmio o reconhecimento da luta do povo negro” disse. Mendes ainda destacou a luta das mulheres negras, que sofrem violência racista e sexista, e concluiu citando Nelson Mandela afirmando que “se aprendemos a odiar podemos também aprender a amar”.
              O representante do IFTO, Jonas Brito, apontou que o Brasil tem uma divida histórica com os afro-descendentes. A Instituição foi uma das premiadas por ter sido o primeiro Instituto Tecnológico do Brasil a adotar cotas para quilombolas.
                Ao receber a homenagem o Diretor da Escola Luiz Gonzaga, Osvaldo Soares Neto, ressaltou o orgulho que os profissionais da escola “têm de promover atividades que combatam o racismo”, como através da aplicação da Lei 10.639/03, que institui como obrigatório nas escolas o ensino de História da África. Por dois anos consecutivos a escola foi escolhida pela Fundação Zumbi dos Palmares, como um dos três melhores projetos de promoção da igualdade racial na Região Norte.
                 Para a professora Claudiomara Farias Luz, representante do Colégio Militar, os projetos desenvolvidos para construir uma sociedade sem racismo são fundamentais na “desconstrução de estigmas negativos em relação aos negros”, visto que, até mesmo a história de heróis negros, como João Cândido, líder da revolta da chibata é invisibilizada em razão do preconceito. Luz também ressaltou avanços, como as ações de combate ao racismo, que estão sendo desenvolvidas durante o mês de novembro pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC).
                  Os ativistas do movimento negro presentes na solenidade, parabenizaram o Vereador Bismaque do Movimento pela iniciativa. Participaram da indicação que definiu os homenageados o Coletivo Enegrecer e o Fórum de Educação e Cultura Afro Brasileira do Tocantins.

Nenhum comentário: