quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Câmara Municipal de Palmas homenageará pioneiros na luta pela Igualdade Racial

Câmara Municipal de Palmas homenageará pioneiros na luta pela Igualdade Racial
 
 


Instituições e personalidades que lutam para promover a igualdade racial serão homenageadas com a Comenda Zumbi dos Palmares nesta quarta-feira, 30, a partir das 9h, durante Sessão Solene na Câmara Municipal de Palmas. A honraria é concedida a iniciativas, nas áreas de aplicação de políticas de ações afirmativas e projetos sociais, que visem o combate ao racismo no Tocantins. O projeto de resolução que criou a comenda é de autoria do Vereador Bismarque do Movimento.
O combate ao racismo, e a todas as formas de opressão, é fundamental para construir uma sociedade mais justa, igualitária e democrática “não existe justiça aonde a exclusão é tolerada” defende Bismarque, parlamentar que representa os movimentos sociais na Casa de Leis Municipal. Participaram da indicação que definiu os homenageados o Coletivo Enegrecer e o Fórum de Educação e Cultura Afro Brasileira do Tocantins. A Câmara Municipal de Palmas é a única Instituição no Tocantins, a premiar trabalhos de Combate ao Racismo no Estado.
Em 2011 os homenageados serão a Escola Municipal Luiz Gonzaga, o Instituto Federal Tecnológico do Tocantins (IFTO), o Colégio Militar de Palmas e a Coordenadora da Mulher, Direitos Humanos e Equidade de Palmas desde 2005, Rosimar Mendes. A sessão será acompanhada por ativistas do movimento negro e representantes de instituições ligadas à temática no Tocantins.

Homenageados
A Escola Municipal Luiz Gonzaga foi indicada, pelo trabalho desenvolvido para valorizar e incentivar a aplicação da lei 10.639/03 (que obriga o ensino da cultura afro na rede de ensino), realizando ações contínuas de combate ao racismo no ambiente escolar.
Outra Escola a receber a homenagem é o Colégio Militar de Palmas (antigo CEM de Palmas).  Com destaque para o trabalho em promover a igualdade racial, coordenado pela docente Claudiomara Faria Luz, apoiado pela direção e em conjunto com os alunos.
O Instituto Federal Tecnológico do Tocantins (IFTO) recebeu indicação por ter sido o primeiro instituto do Brasil de Educação Tecnológica, a adotar cotas para quilombolas.
Como personalidade a Comenda Zumbi dos Palmares será concedida a Coordenadora da Mulher, Direitos Humanos e Equidade de Palmas Rosimar Mendes. A homenageada é militante histórica do movimento negro no Estado, integrante do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Tocantins (SINTET), fundadora da Central Única dos Trabalhadores no Tocantins (CUT) e colaboradora do Grupo Consciência Negra (GRUCONTO).

Premiação anterior
A primeira Sessão Solene de entrega da Comenda Zumbi dos Palmares em 2010 homenageou a Mãe Magna de Oxum (Aldenora Maria do Nascimento) pioneira na expansão da religião de Matriz africana em Palmas, o Grupo de Consciência Negra (GRUCONTO) e Mestre Timbau (Luiz Carlos Silva) que leva a capoeira aos moradores de periferias na cidade de Porto Nacional.

  

Nenhum comentário: