quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Discriminação racial – 2003

.

Discriminação racial – 2003

25102010

Discriminação racial – 2003

Esta pesquisa é fruto de parceria entre as Fundações Perseu Abramo e a alemã Rosa Luxemburg Stiftung. É uma realização do Núcleo de Opinião Pública da FPA, sob a coordenação dos sociólogos Gustavo Venturi e Marisol Recamán.

Data de Campo: 15/set a 06/out 2003

A pesquisa “Discriminação racial e preconceito de cor no Brasil” tem como objetivo: Investigar a percepção do preconceito de cor e práticas discriminatórias, em busca de novos subsídios para políticas públicas e intervenções do movimento social. Traçar um estudo comparativo sobre o fenômeno do racismo e da xenofobia no Brasil e na Alemanha, a partir de dados da Fundação Rosa Luxemburgo. Conhecer as opiniões sobre políticas públicas compensatórias para as populações discriminadas (políticas de cotas e outras); Investigar as diferenças e identidades de opinião em relação ao preconceito de cor e ao reconhecimento do problema da discriminação racial no país; a freqüência com experiências discriminatórias e a consciência de seus direitos. Contribuir para a reflexão e subsidiar a ação de agentes sociais envolvidos com o desenvolvimento e fortalecimento da cidadania das populações racialmente discriminadas, e para a definição de políticas públicas, seja via Estado, sociedade civil ou através da academia.

Apresentação

Esta pesquisa é fruto de parceria entre as Fundações Perseu Abramo e a alemã Rosa Luxemburg Stiftung. É uma realização do Núcleo de Opinião Pública da FPA, sob a coordenação dos sociólogos Gustavo Venturi e Marisol Recamán.

Data de Campo: 15/set a 06/out 2003

A pesquisa “Discriminação racial e preconceito de cor no Brasil” tem como objetivo:

- Investigar a percepção do preconceito de cor e práticas discriminatórias, em busca de novos subsídios para políticas públicas e intervenções do movimento social.

- Traçar um estudo comparativo sobre o fenômeno do racismo e da xenofobia no Brasil e na Alemanha, a partir de dados da Fundação Rosa Luxemburgo. Conhecer as opiniões sobre políticas públicas compensatórias para as populações discriminadas (políticas de cotas e outras);

- Investigar as diferenças e identidades de opinião em relação ao preconceito de cor e ao reconhecimento do problema da discriminação racial no país; a freqüência com experiências discriminatórias e a consciência de seus direitos.

- Contribuir para a reflexão e subsidiar a ação de agentes sociais envolvidos com o desenvolvimento e fortalecimento da cidadania das populações racialmente discriminadas, e para a definição de políticas públicas, seja via Estado, sociedade civil ou através da academia.

Dados para download

Abaixo, links para download de apresentações (em formato PDF) sobre os temas propostos. Para baixar, basta clicar sobre os títulos.

http://www.fpa.org.br/o-que-fazemos/pesquisas-de-opiniao-publica/pesquisas-realizadas/dados-para-download

Metodologia

data do campo: 15/set a 06/out 2003

Amostra probabilística (sorteio dos municípios, dos setores censitários e dos domicílios), combinada com controle de cotas de sexo e idade na seleção dos indivíduos. Total de 5.003 entrevistas, representativas da população brasileira adulta (16 anos ou mais).

Dispersão geográfica: 266 municípios (capitais, municípios de pequeno, médio e grande portes), distribuídos em 834 setores censitários, urbanos e rurais, nas cinco macro-regiões do país (Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul).

Aplicação de questionário estruturado (198 perguntas, parcialmente distribuídas em 3 sub-amostras com cerca de 1.668 entrevistas cada), em abordagens pessoais e domiciliares, com duração média de 60 minutos.

Margens de erro: – 1,4 ponto percentual para o total da amostra e – 2,5 p.p. nos resultados das perguntas aplicadas em cada sub-amostra, sempre com intervalo de confiança de 95%.

Resultados

Acesse os resultados da pesquisa, que encontram-se divididos em 3 temas principais:

1 – Cotas e ações afirmativas

* Posição sobre os negros se aposentarem mais cedo, considerando as desigualdades no mercado de trabalho * Principais grupos a serem recolocados pelo governo no mercado de trabalho * Atuação dos governos no combate à discriminação racial (governo FHC e Lula) * Conhecimento pessoal de casos de discriminação racial na justiça e há quanto tempo ocorreu * Conhecimento sobre a lei contra discriminação racial * De quem é a obrigação de combater a discriminação racial * Opinião sobre a política de reserva de vagas nas faculdades * Políticas que o governo deveria adotar para diminuir a desigualdade entre negros e brancos que chegam às faculdades * Posição sobre cotas pra negros nas universidades e empresas * Posição sobre negros se aposentarem mais cedo * Posição sobre reserva de vagas para negros nas empresas e serviços públicos * Principais ações de combate ao problema da violência e criminalidade entre os jovens * Principais medidas de combate à discriminação e desigualdade no mercado de trabalho a serem adotadas pelo governo * Principal responsável pela desigualdade entre negros e brancos * Razões para ser contra política de cotas nas empresas

Link: http://www.fpa.org.br/o-que-fazemos/pesquisas-de-opiniao-publica/pesquisas-realizadas/cotas-e-acoes-afirmativas

2 – Evolução de atitudes preconceituosas

* Diferença e inteligência entre negros e brancos? * Já namorou ou casou com alguém de cor diferente da sua? * O que você faria se tivesse um chefe branco * O que você faria se tivesse um chefe negro * O que você faria se um(a) filho(a) casasse com uma pessoa branca * O que você faria se um(a) filho(a) casasse com uma pessoa negra * O que você faria se várias famílias brancas fossem morar nas vizinhanças * O que você faria se várias famílias negras fossem morar nas vizinhanças * Voto em políticos e negros?

Link: http://www.fpa.org.br/o-que-fazemos/pesquisas-de-opiniao-publica/pesquisas-realizadas/evolucao-de-atitudes-preconceituosas

3 – Evolução do preconceito racial no Brasil

* Evolução do grau de concordância com frases preconceituosas associadas aos negros * Você tem preconceito de cor em relação aos brancos? * Composição das escalas de manifestação de preconceito * Escala complacente * Os brancos têm preconceito de cor em relação aos negros? * Os negros têm preconceito de cor em relação aos brancos? * Preconceito racial manifesto * Você tem preconceito de cor em relação aos negros?

Link: http://www.fpa.org.br/o-que-fazemos/pesquisas-de-opiniao-publica/pesquisas-realizadas/evolucao-do-preconceito-racial-no-br

Rate This

Ações

Informação

Deixar um comentário

Nenhum comentário: