terça-feira, 30 de novembro de 2010

Diplomacia social

Diplomacia social

ONGs terão financiamento para projetos que diminuam racismo

Rio - Lançado ontem no consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, o edital do Plano de Ação Conjunto Brasil – Estados Unidos para a Promoção da Igualdade Racial e Étnica (Japer, na sigla em inglês) vai selecionar 10 projetos da sociedade civil para receber financiamento de até R$ 25 mil em um ano.
Trata-se de uma parceria entre o governo dos EUA e a ONG BrazilFoundation, com o apoio da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). O foco é a promoção da igualdade racial. “O racismo é um fato histórico nos EUA e no Brasil. E ainda é um fato social”, justificou o embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon.
Três áreas principais serão contempladas no edital: a educação voltada à inclusão racial, o acesso à justiça e a promoção da equidade étnica e racial na mídia.
“É uma nova etapa da diplomacia: a diplomacia social, na qual a própria sociedade aponta suas necessidades, e não os governos”, avaliou Shannon. “É também uma tentativa de as duas maiores democracias do continente entenderem melhor como solucionar os problemas gerados pela escravidão”, concluiu.
“A expectativa dos dois governos é grande”, concorda Humberto Adami, ouvidor da Seppir. “É o primeiro de vários passos sociais que vamos dar em conjunto”.
Representante da sociedade civil, Washington Rimas, o Feijão, do AfroReggae, aprova o Japer. “A parceria entre governos e ONGs é de suma importância. Torço para que dê certo”, disse.
Prazo termina em janeiro
Os projetos para o Japer devem ser encaminhados até 31 de janeiro (data de postagem nos Correios) à BrazilFoundation, responsável pela seleção e monitoramento dos projetos. A divulgação dos pré-selecionados será feita no site www.brazilfoundation.org, em 11 de abril de 2011.
“Esperamos receber propostas do Brasil todo”, disse a diretora-executiva da BrazilFoundation, Susane Worcman.

Nenhum comentário: