quinta-feira, 23 de julho de 2009

Novo ouvidor da Seppir, Humberto Adami quer ampliar diálogo entre a secretaria e os movimentos sociais

Diálogo PDF Imprimir E-mail
Por Redação

Novo ouvidor da Seppir, Humberto Adami quer ampliar diálogo entre a secretaria e os movimentos sociais

O advogado Humberto Adami (foto) foi nomeado pelo ministro Edson Santos, no último dia 16 de julho, ouvidor da Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial). Afastado do Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (Iara) para assumir o cargo, a principal atribuição de Adami será oferecer respostas às denúncias de racismo e discriminação racial encaminhadas à secretaria.

“O principal trabalho da ouvidoria é servir de suporte ao que o ministro pretende formular em contato com os movimentos sociais e demais órgãos da administração”, disse Adami em entrevista ao site da Afrobras.

Entre os desafios que deverá enfrentar no cargo, Adami destaca a tarefa de amplificar as demandas da sociedade civil e fazer com que elas possam ser espalhadas pela administração federal e em outras instâncias, levando ao cumprimento da legislação e ao combate ao racismo.

“Embora haja dificuldades não se deve esmorecer. Devemos cobrar o cumprimento das leis do país, dos tratados internacionais e do combate ao racismo em si. Essas tarefas devem ser não só da ouvidoria, mas de toda a Seppir”.

Adami disse ainda que um forte foco do trabalho do ministro Edson Santos é a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, trabalho no qual a ouvidoria deverá cumprir um papel importante.

Ao ser questionado sobre as críticas que várias entidades fizeram à versão do texto do estatuto aprovado na 2ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, realizada em junho deste ano e que está tramitando no Congresso, Adami responde que as críticas fazem parte do processo. “Vejo isso como algo normal, que faz parte do ambiente democrático que o Brasil vive atualmente. Críticas todos têm ou terão”.

O novo ouvidor adiantou que a Seppir vai abrir um espaço para que a sociedade civil se manifeste de uma forma democrática, no qual possa veicular suas críticas a quaisquer pontos de vista.

“Meu papel será o de levar ao conhecimento do ministro os problemas, mas também o de contribuir para pensar em soluções”, afirmou.

Biografia

Advogado radicado há 23 anos no Rio de Janeiro, Humberto Adami é graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Direito da Cidade e Urbanismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Antes de assumir a ouvidoria da Seppir, exerceu a presidência do Instituto da Advocacia Racial e Ambiental, além de atuar como dirigente em entidades de classe como a Associação dos Advogados do Banco do Brasil, a Associação Brasileira dos Advogados Ambientalistas e a Federação Nacional dos Advogados

http://www2.afrobras.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=682&Itemid=1

2 comentários:

José dos Santos Oliveira disse...

Ilustríssimo Senhor
Dr. HUMBERTO ADAMI JÚNIOR
Ouvidor da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial- SEPPIR

Prezado Senhor

Valho-me do presente para congratular-me com V.Sa. pela merecida indicação para o importante cargo de Ouvidor da Secretaria de Estado de Políticas de Promoção da Igualdade Racial -SEPPIR.

Prezado Senhor, a indicação é o reconhecimento a dedicada e responsável militância política, acadêmica e jurídica de Vossa Senhoria, na defesa do povo negro brasileiro, e na luta pelas Ações Afirmativas, Reparação e cumprimento das normas referentes às Cotas universitárias.

Atenciosamente,

José dos Santos Oliveira
Diretor do CEPERJ
Coordenador do
Fórum Criminal Racismo é Crime

Anônimo disse...

Saiu em um jornal em POA uma declação do escritor Aguinal Silva eu gostaria de saber o que ele quiz dizer e se é verdade???

"Odeio o politicamente correto.Você não pode ter uma atriz negra na novela como se fosse uma branca>" disse o escritor

Realmente não sei aquem ele mandou diretamente este recado se for verdade. Obrigado