quinta-feira, 23 de julho de 2009

Gilmar Mendes pede informações em ação que questiona cotas raciais no DF

ADPF PARA NOVA LISTA

Gilmar Mendes pede informações em ação que questiona cotas raciais no DF

Da Redação - 22/07/2009 - 14h27

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, pediu informações à AGU (Advocacia Geral da União) e à PGR (Procuradoria Geral da República) para que emitam parecer sobre a ação ajuizada pelo partido DEM (Democratas) que questiona a utilização do parâmetro de cotas raciais no vestibular da UnB (Universidade de Brasília).

Segundo o STF, em cinco dias a AGU e a PGR deverão se manifestar quanto à política de cotas raciais, adotada por diversas universidades públicas. Após a chegada desses pareceres, Gilmar Mendes poderá analisar o pedido de liminar ou, caso esteja encerrado o período de férias forenses (mês de julho), a ação será distribuída à relatoria de um dos ministros, para que seja julgada no Plenário do STF, que retoma suas atividades no próximo dia 3.

A instituição de cotas raciais na UnB foi objeto da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) 186 ajuizada nesta segunda-feira (20/7), com pedido de suspensão liminar, pelo Democratas no STF. O partido busca a declaração de inconstitucionalidade de atos do poder público que resultaram na instituição de cotas raciais na universidade.

O DEM assevera que acontecerão danos irreparáveis se a matrícula na universidade for realizada pelos candidatos aprovados com base nas cotas raciais, “a partir de critérios dissimulados, inconstitucionais e pretensiosos da Comissão Racial”. “A ofensa aos estudantes preteridos porque não pertencem à raça “certa” é manifesta e demanda resposta urgente do Judiciário”, argumenta o partido.

Os advogados do partido ressaltam que estão sendo violados diversos preceitos fundamentais estabelecidos pela Constituição Federal de 1988. São eles: os princípios republicano e da dignidade da pessoa humana; dispositivo constitucional que veda o preconceito de cor e a discriminação; repúdio ao racismo; Igualdade, Legalidade, direito à informação dos órgãos públicos, combate ao racismo e devido processo legal.

Por essas razões, o partido pede a concessão da medida liminar pelo STF a fim de suspender a realização da matrícula dos alunos aprovados mediante o sistema universal e o sistema de cotas para negros na UnB, prevista para os próximos dias 23 e 24 de julho de 2009.

O DEM requer que o Cespe divulgue nova listagem de aprovados, a partir das notas de cada candidato, independentemente do critério racial, determinando que somente após essa divulgação os alunos realizem a matrícula, obedecendo à classificação universal.

http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/GILMAR+MENDES+PEDE+INFORMACOES+EM+ACAO+QUE+QUESTIONA+COTAS+RACIAIS+NO+DF_64893.shtml

Nenhum comentário: