quarta-feira, 27 de maio de 2009

TJ suspende lei de cotas

http://moglobo.globo.com/blogs/blog.asp?blg=educacao&p=2

TJ suspende lei de cotas

26//2009 - 06:00 (Eliane Maria)

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJ) do Rio suspendeu, na tarde de segunda-feira, os efeitos da lei de cotas, que prevê reserva de vagas nas universidades estaduais. Por 13 votos a 7, os desembargadores concederam liminar favorável à representação por inconstitucionalidade feita pelo deputado estadual Flávio Bolsonaro (PP). O governo estadual informou que vai recorrer da decisão no Supremo Tribunal Federal (STF). A Lei 5.346 beneficia alunos negros, indígenas, oriundos da rede pública e portadores de deficiência física, além de filhos de policiais, de bombeiros e de agentes penitenciários. O alvo do deputado, que é advogado e defendeu a ação no Órgão Especial, foi a questão racial. — A lei é segregadora. Dá privilégio para quem tem pele escura. E o pobre branco, como fica? Tem que valer o mérito — disse o deputado. Frei Davi, defensor da reserva de vagas desde a implantação da política de cotas em 2003, disse que vai propor seminários sobre o tema na Escola de Magistratura para reverter o processo: — No Brasil, temos dois grupos: o povo negro e o que se beneficiou do suor dele e não quer sua evolução. Já o advogado Humberto Adami, do Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (Iara), ficou surpreso ao saber da votação: — Se alguém no movimento (negro) sabia disso, não falou para todo mundo. É um retrocesso. Em outras cinco vezes, apresentamos pareceres de 16 entidades no STF e no TJ, e conseguimos derrubar as ações.

http://moglobo.globo.com/blogs/comentarios.asp?post=189651&t=TJ+suspende+lei+de+cotas&n=Casos+de+Cidade+%2D+Educa%E7%E3o&q=7&c=educacao&pp=2

Casos de Cidade - Educação

Comentários


Enviado por rchicarelli

26/5/2009 - 13h 17m Maravilhoso...é só estudar e se dedicar...existem pobres brancos tb.....parabéns ao Tj do Rio...

Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui


Enviado por Marcelo Oliveira

26/5/2009 - 11h 16m Certissimo !!! e os brancos pobre, que não são poucos, o certo mesmo estes que defedem estas leis doidas é Precionar o Governo para oferecer estudo de qualidades assim todos terão o verdadeiro direito de igaldade, pois quando criamos cota estamos tambem criando racismo com aquele que não estão sendo contemplado, Bom na verdade esta ideia destes governantes e para cobrir a falta de investimento no estudo basico ai aparece um montão de demagogo querendo aparecer. ( Não é criando cota racista que apagaremos o erro do passado e sim criando a condição de igualdade entre os que desejam o curso superior.)

Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui


Enviado por Alloahalih

26/5/2009 - 10h 16m Corretíssimo, pelo menos dessa vez acertaram! E, cá para nós, esse tal Frei Davi, francamente, não merece crédito algum! Ele devia lutar com tanta energia e garra para melhorar as escolas de ensino básico e médio, isso sim... Esse seria um gesto louvável! Mas esse papo de cotas, uhmmmmm....não colou! Quer moleza, isso sim...

Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui


Enviado por kilson silva dos santos

26/5/2009 - 10h 02m Acho que esse tal Frei Davi perdeu uma grande oportunidade de ficar calado,Frei,,eu sou branco,,tenho negros na familia,,e nunca precisaram de vagas reservadas em faculdades,,são todos formados,e são pobres,outra coisa Frei,,o senhor antes de falar pense,que o senhor falou uma tremenda besteira,que aqui mesmo,,tem negros,,formados,respeitados,mais Freia,,não ficaram em bar perdendo tempo,,como muitos,brancos e negros que o senhor bem sabe,ser negro e pobre não é descupa nenhuma para ser tratados como excluidos,e os maiores racista,esta na cabeça de um incapacitado,,COMO FALEI,,O SENHOR(FREI)PERDEU UMA GRANDE OPORTUNIDADE D FICAR CALADO.

Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui


Enviado por Angel_RJ

26/5/2009 - 9h 17m Sempre estudei em escola pública e passei para a Universidade Federal do Rio de Janeiro sem precisar recorrer a nenhum sistema de favorecimento. Como consegui? ESTUDANDO muito!!! Para aqueles q vão reclamar da suspensão da lei, uma dica: dediquem-se aos estudos desde cedo e façam por merecer uma vaga na universidade pois na vida NADA CAI DO CÉU!!!

Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui


Enviado por Altair Corrêa

votigraofefegi@globo.com

26/5/2009 - 9h 12m Concordo plenamente. A carencia existente é em nivel social e não em nivel racial. O acesso negado a niveis educacionais é constituido unicamente pela falta de recursos materiais e não pela origem racial.

Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui


Enviado por Altair Corrêa

votigraofefegi@globo.com

26/5/2009 - 9h 02m Concordo plenamente. A LEI deve favorecer aos níveis sociais mais carentes e não a cor da pele. Existem "pobres" em todas as raças, acentuadamente na negra e branca.

Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

Um comentário:

Nyame Nti disse...

Prezado amigo Adami,

quando vi esses comentários racistas, entendi que haviam sido postados em seu Blog e muito me assustei.

Que comentários desse nível e piores estejam por aí, isso sabemos, mas não poderiam ter sido postados por gente que procura a Advocacia de Combate.

Por gentileza, mantenha-nos informadas sobre o Amicus Curiae, pois precisamos participar junto ao seu Escritório e inclusive divulgando para mais e mais adesões.

Forte abraço,
Ana