terça-feira, 24 de agosto de 2010

O racismo é debatido por diferentes gerações no Cara e Coroa

Publicado em 23/08/2010 - 16h44 • Atualizado em 23/08/2010 - 16h44

O racismo é debatido por diferentes gerações no Cara e Coroa

Dupla de jornalistas procura saber o que jovens e idosos pensam sobre o assunto

Diferentes gerações debatem sobre o tema Racismo

No programa Cara e Coroa de terça (24), a dupla Milton Coelho da Graça e João Rocha Lima procura saber o que jovens e idosos pensam sobre o racismo.

O brasileiro é racista? A intolerância ainda faz parte do nosso vocabulário? João, o cara, busca as respostas no Rio de Janeiro. E Milton, o coroa, viaja até Porto Alegre para conhecer pessoas que trabalham na valorização da cultura negra. Especialistas falam do processo histórico que envolve o racismo: a formação do povo brasileiro, o conceito de raça e os desafios de vencer todo o tipo de preconceito e discriminação.

Apresentação: Milton Coelho da Graça e João Rocha Lima

Horário: Terças, às 20h.

http://www.tvbrasil.org.br/novidades/?p=2568

2 comentários:

Claudio disse...

Sou professor da rede pública na cidade do Rio de Janeiro e houve um caso de racismo e humilhação praticada por uma aluna recém egressa da rede privada contra outra aluna, negra e moradora de uma comunidade de baixa renda. Embora não tenha presenciado os fatos, a aluna discrimidada, com o testemunho de outras duas meninas (todas com idade em torno de 13 anos e matriculadas no 8º ano do ensino fundamental)me reportaram que a discriminada foi chamada em um círculo de jovens, meninos e meninas, de suja e sem classe, seguido pelo gesto de passar a mão no braço, em notória referência a cor da pele. A mãe da aluna discriminada foi à escola mas a direção, de notória postura conservadora, tenta minimizar e abafar o caso. Me comprometi com a mãe da menina, com a qual conversei e que se mostra disposta a buscar meios para que esse fato não seja desprezado, a buscar uma orientação para possível ação judicial. Peço sua colaboração para esse caso.

HUMBERTO ADAMI disse...

Favor mandar email com detalhes para seppir.ouvidoria@planalto.gov.br