quinta-feira, 12 de agosto de 2010

STF encerra depoimentos do mensalão

STF encerra depoimentos do mensalão

Em sessão realizada na tarde de hoje (12), o ministro Joaquim Barbosa - do Supremo Tribunal Federal (STF) - relator do processo do mensalão, estabeleceu o encerramento da fase em que as testemunhas do mensalão são ouvidas.

Ao longo do processo foram ouvidas cerca de 600 testemunhas e apenas uma - que não foi encontrada no endereço fornecido ao STF -, deixou de prestar depoimento.

Agora começa a fase em que os documentos e entrevistas apresentadas serão checadas. Em seguida, abre a fase em que o Ministério Público Federal, autor do processo, dará um parecer, que poderá ser contestado pelos advogados de defesa.

Após esses passos, o relator elabora o voto sobre o caso.

O escândalo do mensalão estourou em 2005, no primeiro mandato do presidente Lula. Na ocasião foi descoberto um esquema de pagamento a deputados da base aliada para votarem propostas de interesse do governo.

A sessão de hoje (12) foi marcada pela volta de Barbosa às sessões plenárias. Segundo a assessoria do ministro, o último julgamento que ele participou na Corte foi em maio deste ano.

O motivo das faltas deve-se a um tratamento de dores na coluna. Em razão do problema de saúde, Barbosa já apresentou - por três vezes neste ano - pedidos de licença médica que juntos vão do dia 27 de abril a 30 de setembro.

Hoje, Barbosa é o que acumula o maior número de processos em cima da mesa. Ao todo são 13.193 para serem analisados apenas por ele.

Siga o Blog do Noblat no twitter

Ouça a Estação Jazz e Tal, a rádio do blog

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/08/12/stf-encerra-depoimentos-do-mensalao-315728.asp

Nenhum comentário: