terça-feira, 20 de julho de 2010

Lula sanciona Estatuto da Igualdade Racial e lei que cria nova universidade

TOLERÂNCIA Lula sanciona Estatuto da Igualdade Racial e lei que cria nova universidade Publicada em 20/07/2010 às 18h15m Agência Brasil BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira o Estatuto da Igualdade Racial e a lei que cria a Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab). Aprovado pelo Congresso no mês passado, após sete anos de tramitação, o estatuto prevê garantias e o estabelecimento de políticas públicas de valorização dos negros. O Estatuto da Igualdade Racial define ainda uma nova ordem de direitos para os brasileiros negros, que são hoje cerca de 90 milhões de pessoas. O documento possui 65 artigos e objetiva, segundo a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a correção de desigualdades históricas no que se refere às oportunidades e aos direitos dos descendentes de escravos do país. (Conheça os itens do estatuto) O ministro, Eloi Ferreira de Araújo, disse que a sanção do Estatuto da Igualdade Racial "coroa o esforço de muitos e muitos anos", das comunidades negras no país. Também sancionada nesta terça-feira, a Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab) tem o objetivo de promover atividades de cooperação internacional com os países da África por meio de acordos, convênios e programas de cooperação internacional, além de contribuir para a formação acadêmica de estudantes dos países parceiros. (Leia mais: Senado aprova Estatuto da Igualdade Racial, mas retira cotas para ingresso na universidade) A nova universidade será localizada no município de Redenção, no maciço de Baturité, a 66 quilômetros de Fortaleza. De acordo com a secretaria, a previsão é de que as obras do campus comecem em meados de 2011. As atividades acadêmicas terão início este ano em instalações provisórias em prédios cedidos pela prefeitura de Redenção. A previsão é de que a Unilab atenda a 5 mil estudantes presenciais de graduação, dos quais 50% serão brasileiros e 50% originários de países parceiros. http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/07/20/lula-sanciona-estatuto-da-igualdade-racial-lei-que-cria-nova-universidade-917195716.asp

2 comentários:

Lumumba disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lumumba disse...

Adami, sou valdo Lumumba,militante de Movimento Negro na Bahia. Quero lhe chamar atenção menos do conteúdo do estatuto, que para nós deixou des ser nosso para ser dos DEM, já que este debate vc certamente está acompanhando e até interagindo nele; para comentar sobre o termo "descendentes de escravos": por favor, convido-lhe a uma reflexão: nossa ascendência, viesse de onde viesse, não nasceram escravos, mas pessoas livres, africanos e africanas. O empreeendimento europeu os transformou em "escravizados", com todo o requinte de pervecidade que já temos hoje condição de conhecer. Então, nunca houve descendentes de escravos no Brasil, mas de "africanos e africanas" escravizados; ou simplesmente descendetes de africanos.
QUANTO AO ESTATUTO... Lamentavelmente,
MAS UMA VEZ, PONTO PARA AS ELITES RACISTAS DO BRASIL, que sempre teve capitães do mato ao seu dispor. Contudo, como a água, que derramada em qualquer solo, procura sempre um caminho, nós venceremos!!! Chegará o dia em que seremos como uma TSUNAME.