sexta-feira, 20 de março de 2015

Reunião com Reitor da Unb sobre Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra CFOAB

Na data de 19.03, me  reuni com o Magnífico Reitor da Universidade de Brasília UNB, Prof. Dr. Ivan Camargo, para tratar do acordo de cooperação técnica entre UNB e CFOAB, sobre Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil.  Acompanhou-me o membro consultor da CNVENB, Antonio Gomes da Costa Neto, autor da denúncia do caso "Caçadas de Pedrinho", de Monteiro Lobato. O Reitor ficou de encaminhar minuta em uma semana. O presidente do CFOAB, advogado Marcus Vinicius Furtado, como de praxe,  assumirá a assinatura do acordo, que podera ser realizada na Unb ou no CFOAB. Fiquei muito feliz pois Ivan, o "irmão do Cadir", foi meu contemporâneo de graduação na Unb, nos idos de 77/80. Contamos com a experiente ajuda de Timothy Mulholland, ex-reitor da Unb, responsável pela condução das políticas de ação afirmativa na Unb, que, contudo, não pode comparecer. O convênio "guarda-chuva" conduzido pelo Reitor com a instituição permitirá que vários grupos e setores se dediquem a resgatar a Verdade sobre a Escravidão Negra, contribuindo para a democratização das iniciativas e integrando todos os departamentos interessados da universidade.  Para mim, como ex - aluno, foi uma satisfação. Mencionei ao Reitor que o Ministro Ricardo Lewandowiski, Presidente do STF,  me disse no intervalo do julgamento da ADI 3239 - sobre a constitucionalidade do Decreto 4.887 (que foi adiado)-, que a Portaria das cotas para negros no STF e CNJ, assinada na véspera, teve forte influência da UNB e da ADPF 186, da qual foi Relator. 

Nenhum comentário: