quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Colóquio Internacional sobre Justiça Ambiental, Trabalho e Cidadania,

Este assunto está voltando. HA Realizações

SEMINÁRIOS Seminário sobre Sociedade, Estado e Meio Ambiente, em abril de 1995 com as seguintes mesas: Sociedade civil e meio ambiente no Brasil: representações, representatividade e organicidade: Samyra Crespo (ISER e MAST); Ângela Arruda (UFRJ), Selene Herculano (UFF), Sérgio da Rocha Souza (UFF); Territorialidade e terras indígenas: ação indigenista, Estado e controle de recursos naturais;projetos e estratégias territoriais conflitantes; relações interétnicas e territorialidade: Jurandyr Carvalho Ferrari Leire(UFRJ/MNA; José Maurício Andion Arruti (UFRJ/MNA) Sidnei Clemente Peres (UFF); Estado, Políticas Públicas e Meio Ambiente: Ronaldo Seroa da Motta (IPEA), Carlos Vainer (UFRJ/IPPUR), Marcelo Mello (UFF), Pedro Sanglard (Curadoria de Meio Ambiente de Magé); Turismo e Meio Ambiente: os grandes projetos turísticos, as Unidades de Conservação e as populações tradicionais: Vilmar Berna (coordenador de Meio Ambiente do mandato Carlos Minc- ALERJ), Raul Mazzei (Gerente de operações ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro).

CapalivroQualidadedeVida.jpg (22721 bytes)Seminário Internacional sobre Qualidade de Vida e Riscos Ambientais, em 1996, juntamente com o Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Fundação Oswaldo Cruz, e com o apoio do CNPq e da CAPES, o que resultou em livro do mesmo nome, publicado pela EDUFF em 2000 (344 pgs.) Presença de: Frederick H. Buttel - Universidade de Michigan, EUA: Sociologia ambiental, qualidade ambiental e qualidade de vida: algumas observações teóricas; Henri Acselrad - UFRJ/IPPUR: Sustentabilidade e território; Franz J. Bruseke - UFPA A Técnica e os Riscos da Modernidade, segundo Heidegger; Michel Redclift - Universidade de Londres: Reavaliando o consumo: uma crítica às premissas da gestão ambiental ; Carlos Machado de Freitas - FIOCRUZ: Acidentes químicos ampliados, vulnerabilidade social e planejamento de emergências; Marcelo Firpo Porto - FIOCRUZ: Considerações sobre a dinãmica de regulação dos riscos industriais e a vulnerabilidade da sociedade brasileira; Enrico Quarantelli - Universidade de Delaware, EUA: Principais critérios para avaliar o planejamento de emergência e a gestão de desastres e sua aplicações nas sociedades em desenvolvimento; Selene Herculano - UFF: A Qualidade de Vida e seus indicadores ; Pedro Jácobi - USP: Problemas ambientais em São Paulo: o desafio da co-responsabilidade e da gerência inovadora na crise; Arthur P. J. Mol - Universidade de Wageninges, Holanda: A globalização e a mudança dos modelos de controle e poluição industrial: a teoria da modernização ecológica; Júlia Guivant - UFSC: Reflexividade na Sociedade de Risco: conflitos entre leigos e peritos sobre os agrotóxicos; Eduardo Viola - UnB: Globalização e Sustentabilidade nas Políticas Públicas Federais no Brasil; Ulisses Confalonieri - Fiocruz e UFF - Qualidade de Vida e Controle dos Riscos para a Saúde: o caso das mudanças ambientais globais.

cartazcoloquio.jpg (67983 bytes)

· Colóquio Internacional sobre Justiça Ambiental, Trabalho e Cidadania, de caráter pan-americano, em setembro de 2001, em conjunto com a FASE, o Movimento Brasil Sustentável e Democrático, o Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da FIOCRUZ, o IPPUR da UFRJ e a CUT-CNMA, com o patrocínio da FAPERJ e da Fundação Ford, e que redundou na criação da Rede Brasileira de Justiça Ambiental e seus Centros de Referência, além de uma declaração nacional, da qual o LACTTA é signatário. Presenças de: Kenneth A. Gould, St Lawrence University- EUA;Robert D Bullard, EJRC, Clark Atlanta University – EUA; J. Timmons Roberts, College of William and Mary- EUA; Henri Acselrad UFRJ/IPPUR - RJ, Brasil; Carlos Machado de Freitas, FIOCRUZ/ENSP/CESTEH - RJ, Brasil; - Adeline Levine, Prof. Emeritas da State Univ. of New York at Buffalo (SUNY)- EUA; Murray Levine, Center for Health and Environmental Justice (CHEJ)- EUA; Ney Santos Oliveira, UFF/FAU- RJ, Brasil; Fernanda Giannasi, Rede Virtual-Cidadã pelo Banimento do Amianto - SP, Brasil; Che Lopez, Union de Trabajadores del Suroeste,San Antonio (SWU)- EUA; José Helio Meca, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)- Brasil; Beverly Wright, Deep South Center for Environmental Justice (DSCEJ) at Xavier University of Louisiana, New Orleans-EUA; - Marcelo Firpo de Souza Porto, FIOCRUZ/ENSP/CESTEH - RJ, Brasil; - Selene Herculano, UFF-RJ,Brasil; Carlos Surroca, EDES-Uruguay Sustentable – Uruguai; - Carlos Bocuhy,Conselho Estadual do Meio Ambiente-SP, Brasil; José Contreras Castilhos, Movimento em Defesa da Vida do ABC e Grupo Ecológico Salve o Tamanduateí – Brasil; Cristina Hurtado, Instituto de Ecologia Política / Chile Sustentable – Chile; Alfredo Wagner – PA,Brasil; Antônio Cuba, Pastoral da Juventude Rural – Brasil; Eduardo Paes Machado, UFBA – Brasil; Samuel Karajá, Coalizão Rios Vivos- Brasil; - Temístocles Marcelos Neto, Executiva Nacional da CUT(Central Única dos Trabalhadores); João Carlos Gomes, Assoc. de Consciência à Prevenção Ocupacional – SP, Brasil; Salvador Alves de Oliveira, Sindicato dos Petroquímicos de Caxias – Brasil; Juvenil Nunes da Costa, Sindicatos dos Químicos do ABC - SP, Brasil; Valdomiro dos Santos Pereira Filho, Sindicato dos Petroleiros de Santos - SP, Brasil; - José Augusto Pádua, Brasil Sustentável e Democrático e UFRRJ/CPDA - Brasil; Paulo Roberto Martins, CUT/CNMA – Brasil; Carlos Vainer, UFRJ/IPPUR - RJ,Brasil; David Camacho, Northern Arizona University – EUA; Marcelo Paixão, UFRJ – RJ, Brasil.

I Seminário Brasileiro contra o Racismo Ambiental, realizado em novembro de 2005, em parceria com a FASE/Projeto Brasil Sustentável e Democrático.

coloquiogruposelene.jpg (47192 bytes)

I Seminário Brasileiro contra o Racismo Ambiental "gerou o livro do mesmo nome (visitar o sitewww.fase.org.br)"

PALESTRAS

A luta pela terra no Vale do Acre-Purus: a transformação do seringueiro cativo em liberto (1964-95), Professora Benedita Maria Gomes Esteves (UFAC e doutoranda em História ela UFF). Em 17 de maio de 1995.

O Movimento dos Atingidos pelas Barragens da Bacia do Rio Uruguai e a ação político-educativa dos mediadores, Profa. Maria Stella Marcondes de Moraes (UFF/Fac. de Educação). Em 26 de junho de 1995.

Estado, Políticas Públicas e Meio Ambiente no Brasil, Prof.Marcelo Mello (UFF). Em 30 de agosto de 1995.

Os processos de globalização na Amazônia, Profa. Marilena Correa da Silva (UFAM e entãodutoranda pela PUC/SP. Em 29 de novembro de 1995.

The emergence of Environmental Sociology: paradigmatic implications. Prof.Riley Dunlap, Washington State University, EUA e Presidente do Comitê de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade - RC-24 da Associação Internacional de Sociologia. Em 28 de novembro de 1995.

Políticas Públicas e Mediadores Sociais, Profa. Delma Pessanha Neves (UFF). Em 23 de maio de 1996.

Análise social de riscos ambientais, Prof. Carlos Machado de Freitas (FICRUZ), em 13 de junho de 1996.

A percepção de riscos em Angra dos Reis: o caso da Usina Nuclear, Profa. Gláucia de Oliveira Silva (UFF), em novembro de 1996.

Políticas Ambientais na Europa: avaliação de impactos ecológico e social em novos projetos de desenvolvimento; avaliação da política de resíduos urbanos. Profª Mercedes Pardo, da Universidade Pública de Navarra – Espanha, em 29 de outubro de 1998. Biotecnologia e organismos geneticamente modificados. Mark Mansour (Food and Drug Administration – EUA) e Lavínia Pessanha, doutora pelo CPDA (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Em 30/09/2004. Consumo sustentável: limites e possibilidades de politização e ambientalização do consumo. Profª Drª Fátima Portilho (UFF) – 17 de novembro de 2004 Marx com Espinosa: um diálogo necessário. Maurício Vieira Martins, em 25/07/2006.

http://www.uff.br/lacta/realizacoes.htm

2 comentários:

Anônimo disse...

No matter if some one searches for his vital thing, therefore he/she wishes to be available that in detail, therefore that
thing is maintained over here.
Also visit my web blog ... grumpy cat

Anônimo disse...

No matter if some one searches for his vital thing, therefore he/she
wishes to be available that in detail, therefore that thing is maintained over here.
my site: grumpy cat