domingo, 29 de novembro de 2009

Queda de braço entre petistas gera crise no Banco do Brasil

Berzoini x Gilberto Carvalho

Queda de braço entre petistas gera crise no Banco do Brasil

Publicada em 27/11/2009 às 08h52m

Patrícia Duarte
BRASÍLIA - Uma disputa política do PT dentro do Banco do Brasil (BB) tomou uma dimensão sem precedentes e com desdobramentos na Justiça comum. O imbróglio ocorre na Diretoria Jurídica da maior instituição financeira do país, uma das áreas mais sensíveis da estatal. Por trás estão o presidente da legenda, deputado federal Ricardo Berzoini (SP), e o chefe de Gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho. A crise instaurada pode, inclusive, causar prejuízos financeiros ao banco, caso sofra condenação na Justiça.

Mudanças provocaram ações por assédio moral contra o banco

O deputado federal Ricardo Berzoini -  Foto: Givaldo Barbosa/  O GloboBerzoini é o padrinho político de Joaquim Portes de Cerqueira César, diretor jurídico do BB desde 27 de agosto de 2007 e apontado como responsável por profundas mudanças na estrutura - a substituição de comissionados por aliados de Berzoini. A troca acabou gerando processos por assédio moral contra o banco. O Sindicato dos Bancários do Distrito Federal entrou, no início de outubro, com uma ação civil pública em nome de 27 advogados do banco, espalhados pelo país, que teriam sido rebaixados ou perdido comissão por atos de Cerqueira César, sem justificativa prévia. Alguns deles estariam até mesmo doentes, com depressão.

Em seus lugares, o diretor teria posto apenas aliados seus e alguns doadores individuais da campanha de Berzoini em 2006, quando concorreu à Câmara dos Deputados. Joaquim assumiu a diretoria ainda na gestão do então presidente do BB Antonio de Lima Neto, num movimento que já teria sido político. No início deste ano, o presidente Lula demitiu Lima Neto e, em seu lugar, colocou Aldemir Bendine, ligado a Gilberto Carvalho e que, desde então, vem tentando trocar o comando da Diretoria Jurídica.

O presidente Lula, ao lado do chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, e da ministra Dilma Rousseff -  Foto: Givaldo Barbosa/ O Globo Diante da resistência, Carvalho acabou entrando na briga, mas não está sendo fácil trocar o diretor Cerqueira Cesar. Berzoini, que já foi bancário e líder sindical, tem uma forte influência dentro do Banco do Brasil. Bendine, por outro lado, não considera Cerqueira César um de seus homens de confiança para cuidar da defesa do banco. Tampouco para dar os respaldos jurídicos para os planos de atuação da estatal.

BB entrou com recurso contra ações judiciais, mas não comenta assunto

A queda de braço ainda continua, mas a expectativa dentro do banco é que o diretor deixe o cargo a qualquer momento. As consequências para a instituição já são grandes. Por exemplo: o advogado do BB Fernando Caldeira, com 23 anos de casa, é um dos que teriam sofrido assédio moral da atual diretoria Jurídica e já ganhou, em primeira instância, uma ação contra o banco de R$ 480 mil que, em seguida, foi reduzida a R$ 100 mil, segundo ele.

O BB já entrou com recurso contra essa e outras ações. E, por estar ainda correndo na Justiça, a assessoria de imprensa do banco informou que a instituição não comentaria o assunto. Os políticos que estariam por trás da disputa foram procurados, mas eles evitam falar sobre o assunto.

http://oglobo.globo.com/pais/http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/11/27/queda-de-braco-entre-petistas-gera-crise-no-banco-do-brasil-914946688.aspmat/2009/11/27/queda-de-braco-entre-petistas-gera-crise-no-banco-do-brasil-914946688.asp

Nenhum comentário: