V Reunião da CI / UNILAB
Tema: “UNILAB - Integração Brasil-África pela Educação”
Brasília – 04 de maio de 2009
Programação
04/05 | Segunda-feira – Local: SEPPIR/PR (Auditório) |
09h00 | Abertura dos Trabalhos – Prof. Paulo Speller – Presidente da CI/Unilab |
09h20 | Exposição I – Ministro-Chefe Edson Santos – Seppir/PR |
09h40 | Exposição II – Dep. Federal Eudes Xavier – Relator (na CTASP) do PL da Unilab |
10h00 | Exposição III – Profª Ivete Sacramento – Uneb |
10h20 | Exposição IV – Dr. Humberto Adami - Federação Nacional dos Advogados - FeNAdv |
10h40 | Exposição V – Prof. José Vicente - Unipalmares |
11h00 | Discussão e debate |
12h30 | Encerramento |
Endereço: Auditório da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) da Presidência da República, Esplanada dos Ministérios, Bloco A, Subsolo, Brasília-DF
2 comentários:
Educação nas Academias: uma maior valorização do pensamento eurocentrado
A partir do Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento e dentro do assunto voltado para as culturas e a diversidade religiosa na América Latina, tivemos a grande satisfação de vislumbrar caminhos e ao mesmo tempo, implicações importantes para a questão das Culturas e Tradições Religiosas no Contexto Escolar. Essas abordagens foram feitas magistralmente pelos pesquisadores Reinaldo João de Oliveira e Gedeon José de Oliveira (ambos Filósofos e Teólogos), respectivamente com mestrado nas suas áreas de pesquisa.
Eles abordaram a questão pontual da Cultura, Educação e Religião Afro-Brasileira, fazendo um percurso desde 1930, considerando a participação política afro-descendente no resgate da cultura e na resistência como marca significativa na dinâmica social. Mas também abordaram outros aspectos elucidativos a respeito da realidade brasileira com suas estruturas econômicas e políticas com base no poder ‘sobre’ seres-humanos.
Ao apresentar suas propostas, fundamentando sempre nestes estudos pouco considerados pelas academias ainda hoje, Reinaldo consegue explicitar o que se poderia pensar criticamente, pela ética e teologia, o que seria de modo sistemático resgatar a força que se opõe à dominação e que se torna o “poder com” o ‘outro’ numa consciência de ecossistemas interligados e complexos. Neste ponto, Gedeon apresenta a importante contribuição da educação e da cultura dos negros e negras.
Além destas reflexões, o teólogo Reinaldo ainda deu outra contribuição para refletir sobre as identidades afrobrasileiras: formação, ética e religião para os direitos humanos. Ele partiu de um cenário de afirmação da identidade e dos direitos humanos na educação. Mais que evidenciar a precariedade dos recursos da maioria da população de negros e indígenas, remeteu-nos a questionamentos sobre o que motiva as ideologias que fomentam estratificações sociais e suas conseqüências. Qual é o papel do Estado nesta celeuma? Este pode ser um desafio para a formação que privilegia a busca da promoção dos direitos humanos pela via da alteridade e da religião como ética.
Ficamos muito agradecidos pela importante contribuição dada por estes autores, que atualmente parecem manter-se como “novos pioneiros” numa empreitada árdua pelo sul da Brasil, que ainda resiste implementar novas formas de ação política e na própria educação como espaços fronteiriços de exclusão, marginalização e práticas eurocentradas. Como ficam os ideais libertários, as utopias e idéias do passado? Como ainda falar de uma tal ‘democracia racial’? A educação ainda está “aberta” para ser o lugar privilegiado de uma desconstrução e construção includente e convivial, com respeito às diferenças. Com estes desafios para os intelectuais e educadores de “gestão”, principalmente no contexto escolar, servimo-nos de alerta para o que apresenta hoje esses nomes necessários, mas pouco valorizados, estudados ou aproveitados nos espaços acadêmicos e institucionais hoje.
Patrícia F. Souza
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