Presidente debaterá a criação de Comissão de Verdade da Escravidão
Rio de Janeiro (RJ) – O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, compareceu na tarde desta terça-feira (21) ao 1º Ciclo de Palestras da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade, evento especial que integra a XXII Conferência Nacional dos Advogados, no Rio de Janeiro. Marcus Vinicius afirmou que encaminhará ao plenário da Ordem o projeto de criação da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil.
“A OAB deve ser instrumento a favor da igualdade. O século passado abraçou a ideia da liberdade, agora precisamos promover também a igualdade. Este é o novo lema da Ordem: Liberdade e Igualdade. Para construir um projeto de nação justa, solidária e fraterna, precisamos defender as ações afirmativas e realizar um resgate social e histórico de nosso país”, afirmou.
O evento especial teve como tema a reparação da escravidão do negro no Brasil e contou com palestras da ministra Luiza Barros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; desembargadora Ivone Caetano, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; desembargador Paulo Rangel, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; e a juíza federal Adriana Cruz, da 15ª Vara Federal no Rio de Janeiro.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente e pelo vice da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade da OAB, Cícero Bordalo Júnior e Humberto Adami Santos Júnior, além do presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz.
Registro que o Procurador do Trabalho, Wilson Prudente, e o advogado Marcelo Dias, participaram do seminário, ao invés da Ministra Luiza Bairros e da juíza Adriana Cruz, que já tinham informado antecipadamente suas ausências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário