segunda-feira, 2 de maio de 2011

Protesto contra agressão na Americanas de Campo Grande termina em confronto em SP


01/05/2011 15:31

Protesto contra agressão na Americanas de Campo Grande termina em confronto em SP

Aumentar texto Diminuir texto
Éser Cáceres


Segundo integrantes da ONG Educafro, o ato pacífico marcado para a manhã deste domingo (1) na Praça da Sé, no centro de São Paulo, acabou em confronto com a Polícia Militar. Os manifestantes estavam protestando contra o caso de espancamento contra um trabalhador negro por um segurança particular das Lojas Americanas ocorrido no dia 23 de abril em Campo Grande.
A PM de São Paulo informou que aproximadamente 200 pessoas participavam do protesto e pararam uma viatura por volta das 11h10. O veículo teria tido o vidro da porta esquerda dianteira quebrado e policiais da Força Tática foram acionados.
Os policiais lançaram gás de pimenta e munição de borracha para dispersar o grupo.
Ainda segundo a PM, o movimento exigia também a contratação de negros em cargos de chefia e exposição de bonecas negras em 20% das prateleiras das Lojas Americanas.
O vidro traseiro de um veículo Eco Sport que estava estacionado na região foi quebrado e a suspeita é de que o autor tenha sido um dos manifestantes. Não houve feridos e ninguém foi detido.
Espancamento em MS
Após o ataque que feriu gravemente o vigilante sul-mato-grossense Márcio Antonio de Souza, 33, no interior das Lojas Americanas em Campo Grande, no último dia 23, outros casos semelhantes em grandes redes de lojas, como Walmart e Extra, ativistas da Rede Educafro marcaram a manifestação na capital paulista.
Segundo o diretor executivo da entidade, Frei David Raimundo dos Santos, a intenção era de repudiar o mais recente espancamento de um trabalhador negro, registrado em MS. “Não é possível mais tolerar esses abusos”, disse Frei David, acrescentando que outros protestos deverão acontecer, também em shoppings e supermercados de São Paulo, como o Walmart e o Extra, onde recentemente ocorreram episódios semelhantes ao de Campo Grande.
Cris Faga, Educafro
Educafro protestou na capital paulista contra espancamento na Americanas de Campo Grande
Márcio Souza foi agredido após ser acusado do furto de um ovo de Páscoa, na unidade I das Americanas que fica entre as Ruas Dom Aquino e Marechal Rondon, e está com o nariz quebrado em três partes, Márcio disse que não consegue dormir direito e por várias vezes acorda com a sensação de que está apanhando do segurança da loja. (Com informações da Agência Ansa)

Nenhum comentário: