quinta-feira, 5 de maio de 2011

PF incluirá dimensão de raça nos cursos de formação de agentes de segurança privada





Esta aí uma das medidas que estamos perseguindo desde a gestão do Ministro Edson Santos, onde foram iniciados os entendimentos para com a Polícia Federal, através da Ouvidoria da Seppir, em nossa gestão, prossegue na gestão de Eloi Ferreira, e finaliza-se na administração de Luiza Bairros. Esta de parabéns a Ministra da Igualdade Racial. Humberto Adami







PF incluirá dimensão de raça nos cursos de formação de agentes de segurança privada

Data: 05/05/2011
Proposta apresentada pela SEPPIR visa o combate ao racismo na atuação dos agentes de segurança. O assunto é ponto de pauta do I Encontro de Escolas e Academias de Formação de Vigilantes em Salvador
A Polícia Federal deverá incluir a dimensão de raça na Portaria nº 387/2006, que disciplina as atividades de segurança privada desenvolvidas pelas empresas especializadas no Brasil. A legislação será alterada ainda este ano, conforme compromisso firmado com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), visando o combate ao racismo nessa área. Porém, a inserção da temática já está sendo proposta no I Encontro Nacional de Escolas e Academias de Formação de Vigilantes no Brasil, realizado ontem e hoje (04 e 05), em Salvador.
A apresentação da PF no evento da capital baiana foi subsidiada por documento elaborado por técnicos da SEPPIR, a partir da avaliação do contexto da segurança privada no país e tendo como objetivo a adoção de ações de enfrentamento ao racismo. Na atividade, estão reunidos representantes das escolas de formação da segurança privada.
“A proposição caminha no sentido de incluir a perspectiva de raça no conteúdo programático dos cursos para evitar manifestações de racismo na abordagem da segurança privada”, declara a ministra da SEPPIR, Luiza Bairros, explicando que a articulação foi pensada em função de constantes denúncias de prática de discriminação racial por parte de vigilantes em estabelecimentos comerciais. O curso de formação para vigilantes tem carga horária de 160 horas e a grade curricular é definida pelo Ministério da Justiça, por meio da Portaria nº 387/2006.
Ainda segundo a ministra, ao acatar a alteração a PF fortalece a campanha da SEPPIR Igualdade Racial é Pra Valer, que em 2011 - Ano Internacional dos Afrodescendentes por declaração da ONU, tem o objetivo de ampliar os atores e as ações pela igualdade racial no Brasil.
Segundo a assessoria da ministra, as contribuições da SEPPIR vão além da alteração da Portaria 387/2006. A proposta inclui a inserção de um módulo sobre enfrentamento ao racismo também no curso específico para recintos desportivos, cuja grade curricular está sendo definida pela PF, que prevê a realização de palestras e seminários com a participação de especialistas nas questões raciais, e uma audiência pública que envolva o parlamento no debate.
No encontro em Salvador, o Ministério da Justiça está representado pela Coordenação Geral de Controle de Segurança Privada do Departamento de Polícia Federal. O órgão é responsável pela regulamentação e autorização de funcionamento das empresas que possuem serviço orgânico de segurança e pelos profissionais que nelas atuam, bem como regula a fiscalização dos planos de segurança dos estabelecimentos financeiros.
Atualmente, a PF contabilizada 509.829 seguranças e vigilantes efetivos em todo o país, vinculados a 1.585 empresas, além de um quantitativo de 1,9 milhão desses profissionais aptos a entrar no mercado de trabalho. Com relação à segurança pública disponível a Estados e ao Distrito Federal, considerando as polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros, somam 573.693 agentes, dos quais 414.156 PMs.
Comunicação Social


Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – Seppir
Presidência da República
Esplanada dos Ministérios, Bloco A, 90 andar

PF incluirá dimensão de raça nos cursos de formação de agentes de segurança privada http://ow.ly/4Oh3q

Um comentário:

Oluap Moto - Rádios Comunicadores Motorola disse...

Gostamos muito da matéria! Parabéns! Completa e esclarecedora!
Aproveito e indico o site http://www.oluapmot.com.br/index.php
A empresa tem muita experiência de mercado em radios comunicadores Motorola e pode tanto tirar dúvidas, como apresentar os melhores produtos do mercado! Recomendo!