O encontro dos representantes da SEPPIR, Ministro da Promoção da Igualdade Racial, Elói Ferreira Araújo, e Ouvidor Dr. Humberto Adami Santos Júnior, com o Magnífico Reitor da UFU, a coordenação do NEAB/UFU, e membros do Fórum de Entidades do Movimento Negro em Uberlândia na última semana despertou o gigante que estava adormecido: "a militância afro-descendente".
Entre as diversas e intrínsecas acções que a comunidade vem tentando obter resultados positivos, mas que sempre se esbarra na falta de vontade dos administradores públicos, ganharam novos contornos e subsídios capazes de fortalecer o núcleo de defensores e propositores das várias frentes de luta.
COTAS NA UNIVERSIDADE
Uma nova queda de braço entre a Universidade e o Fórum de Entidades do Movimento Negro, já está em curso agendado para a programação oficial do mês da Consciência Negra, como uma das acções prioritárias a ser desenvolvida com maior intensidade, agora respaldada pelo estatuto da Igualdade Racial.
Os representantes da SEPPIR, Ministro Elói Ferreira Araújo e o Ouvidor Dr. Humberto Adami Santos Júnior, assinaram o documento
"UBERLÂNDIA PELAS COTAS NA UFU", em solidariedade aos diversos líderes de movimentos presente na audiência realizada na Câmara Municipal de Uberlândia, conforme texto abaixo na íntegra:
UBERLÂNDIA PELAS COTAS NA UFU
Os abaixo-assinados expressam às autoridades da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) o apelo para que nossa mais importante instituição de ensino superior pública do triângulo Mineiro acolha as entidades representativas do movimento negro uberlandense e regional, atendendo a seguinte reivindicação:
Que a UFU reabra a discussão sobre a política de cotas para o ingresso de estudantes excluídos do ensino superior público por meio da política de cotas raciais para negros.
Esta proposta foi acolhida em mais de 60 universidades públicas brasileira e conta com o amparo legal do Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/10), que entrou em vigor no dia 20 de outubro de 2010, instituído para que governos e órgãos públicos promovam políticas de igualdade racial entre negros e brancos.
O presente abaixo-assinado surge também por ocasião da visita do Ministro da promoção da igualdade Racial a Uberlândia, Elói Ferreira de Araújo.
Uberlândia-MG, 22 de outubro de 2010.
|
O vereador Professor Neivaldo fez a leitura do documento aos presentes |
FERIADO 20 DE NOVEMBRO
Logo após a eleição do segundo turno para Presidente da República, onde nós da comunidade negra depositamos nossas esperanças na vitória da candidata Dilma Russef, capaz de dar sequência aos avanços conquistados no governo do Presidente Lula, na implementação de políticas públicas que beneficiam mais de 90 milhões de negros radicados nesse país. O Fórum de Entidades do Movimento Negro, vai retomar as discussões sobre a criação do Feriado Municipal do dia 20 de Novembro, em reverência ao
Herói Nacional "ZUMBI DOS PALMARES", tanto no Legislativo como no Executivo uberlandense.
|
O exato momento que o Ministro avalizava a proposta do Fórum |
0 comentários:
Postar um comentário
Links para esta postagem
Criar um link