segunda-feira, 15 de março de 2010

Bispos negros querem conhecer as comunidades quilombolas no país

29/04/09 - 17h16 - Atualizado em 29/04/09 - 17h16

Bispos negros querem conhecer as comunidades quilombolas no país

Religiosos estão reunidos em SP para tratar da formação de padres. CNBB quer saber quantos santos negros existem no mundo.

Do G1, em São Paulo

Tamanho da letra

Religiosos querem saber quantos santos negros existem no mundo (Foto: Divulgação/CNBB)

Um grupo de 13 bispos negros do Brasil querem conhecer melhor a situação dos povos quilombolas no país. Os religiosos participam da 47ª Assembleia da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Indaiatuba (SP), desde quarta-feira (22) para discutir a formação religiosa dos padres no país e outros temas relacionados à Igreja Católica.

Os bispos pretendem apoiar suas lutas e reivindicações das 3.524 comunidades quilombolas em 24 estados brasileiros.

O encontro está acontecendo na Casa de Retiros Vila Kostka. Nesta terça-feira (28), os bispos apresentaram o relatório da Comissão Pastoral da Terra (CPT) sobre a violência no campo. De acordo com o levantamento, o número de conflitos diminuiu, mas 28 pessoas foram assassinadas em 2008. Segundo o documento, em 2007, a CPT registrou uma morte para cada 54 conflitos. Em 2008, uma morte foi registrada a cada 42 episódios de conflito.

Santos negros

O padre Ari Antônio dos Reis, coordenador do Grupo de Reflexão Teológica da Pastoral Afrobrasileira, quer saber quantos santos negros existem no mundo e quantos, no Brasil, estão em processo de beatificação.

No mês de outubro deste ano será realizado um seminário com os bispos negros para discutir a teologia que move a ação da pastoral afrobrasileira. No Brasil há 447 bispos dos quais 3% são negros.

Formação religiosa

Um dos objetivos do encontro é discutir a formação dos padres no país. No fim da assembleia, que será realizada no dia 1º de maio, um documento deve ser apresentado com as novas diretrizes apontadas pelos religiosos

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1103080-5598,00-BISPOS+NEGROS+QUEREM+CONHECER+AS+COMUNIDADES+QUILOMBOLAS+NO+PAIS.html

Nenhum comentário: