segunda-feira, 11 de agosto de 2008

A Escravidão Negra. Quem vocês acham que foi responsável?

  1. Página inicial >
  2. Artes e Humanidades >
  3. História >
  4. Pergunta aberta
Fioravante Fioravan...
Membro desde:
12 de Agosto de 2006
Total de pontos:
1418 (Nível 3)

Pergunta aberta

Mostre-me outra »

A Escravidão Negra. Quem vocês acham que foi responsável?

Hoje tentam fazer com que os brasileiros se sintam culpados pela escravidão. Até 1822, o Brasil como nação não existia, era um apêndice de Portugal. Após 1822, o Brasil, apesar de independente continuou a ser governado por "cabeças portuguesas": Pedro I e José Bonifácio. Só alguns anos após a partida de Pedro I, o Brasil começou realmente a ser governado por uma "cabeça brasileira", Pedro II, carioca. E a partir daí, começaram a surgir as leis libertárias, gradativamente, como só poderia ser, uma vez que, se a libertação fosse abrupta, seria um desastre, tal a forma como esse mal estava incrustado na cultura do tempo. Eu, particularmente, acho que os negros brasileiros estão cheios de razão em se sentirem indignados com a injustiça a que foram submetidos. Acho mesmo que deveriam exigir algum tipo de reparação, porém não do Brasil, mas sim de Portugal. O que vocês acham. Está aberta a polêmica.
  • 2 dias atrás
  • - 1 dias restante(s) para responder.

Respostas (15)

  • Yohanna by Yohanna
    Membro desde:
    28 de Janeiro de 2008
    Total de pontos:
    9187 (Nível 5)
    Olha, não acho que mereçam reparação nenhuma. Quem merecia mesmo eram os escravos da época, aqueles sim sofreram, mas o que os descendentes tem a ver ocm isso? Então eu também vou querer reparação porque meus antepassados alemães trabalhavam duro e eram mal pagos e humilhados por serem colonos. Claro que não se compara ao que os escravos passaram, mas também mereço uma reparação, menor que a dos negros. E respondendo sua pergunta. Não é culpa só dos portugueses pq existia muito fazendeiro brasileiro. O culpado é quem olhava e achava normal!
    • 2 dias atrás
  • garugot by garugot
    Membro desde:
    21 de Abril de 2007
    Total de pontos:
    1595 (Nível 3)
    A escravidão sempre é culpa do escravizador...quem não é contra é a favor. O estado monárquico e toda a sua estrutura de suporte (igreja, fazendeiros, comerciantes, membros da nobreza) se sustentavam no regime escravista. Se eram Portugueses ou Brasileiros... isso é o q menos importa porque o capital nunca teve nem tem pátria ele só se interessa pelo lucro. Quanto à questão da reparação... por meio de indenização em dinheiro não creio q seja eficaz... o q tem de haver é uma revolução cultural e política... com a abolição de toda forma de preconceito, valorização do homem indepentende de sua etinia e o reconhecimento por parte de todos q o período escravista foi um absurdo comparado ao holocausto ou à inquisição católica...
    • 2 dias atrás
  • Robson F by Robson F
    Membro desde:
    14 de Setembro de 2006
    Total de pontos:
    4166 (Nível 4)
    Apesar de achar a escravidão uma nódoa na história humana, discordo com a tal "indenização", seria o mesmo que alguém pedir reparação para a família do assassino de seu antepassado...
    • 2 dias atrás
  • Fernando by Fernando
    Membro desde:
    24 de Junho de 2006
    Total de pontos:
    8976 (Nível 5)
    Quando se fala em escravidão se pensa em escravos negros. Mas a escravidão é algo muito mais antigo. Os prisioneiros de guerra eram tornados escravos dos vencidos, outros nasciam escravos. Isso ocorreu nas civilizações gregas, romanas, egipcia, etc. Até os Judeus já foram escravos um dia. Se essa idéia de reparação aos descendendes fosse correta, os Egipcios deveriam dar alguma indenização para Israel. Na realidade essas coisas que inventam aqui nas terras brasileiras é pra desviar o foco das pessoas dos reais problemas.
    • 2 dias atrás
  • Humberto Machado Muanza Mufassa by Humberto Machado Muanza Mufassa
    Membro desde:
    16 de Novembro de 2007
    Total de pontos:
    139 (Nível 1)
    olha... a escravidão e tao antiga como a Prostituição (ac.), mesmo antes do colonialismo os bancos tinham escravos brancos e os negros escravos tinham escravos negros, com a crise na europa no sec. XV obrigou os europeus a migrarem a procura de boas condicoes de vida na verdade procuravam a india (asia) e encontraram a africa la ja avia escravos negros que eram humilhados pelos proprios irmaos de sangue, os brancos vieram atras de materia prima e encontraram a mão-de-obra barata e muito barata mesmo que valia apenas algumas bijoterias espelhos coisas que hoje achamos banais. os negros tinham riquesas naturais mas por contrapartida eram ingenuos e ignorantes e os brancos aproveitaram - se disso.... e como sempre aconteceu (desde os tempos mas remotos) a tribo superior (dominante) escravisava a outra (dominada) e foi assim que ate reis negros viraram escravos. por mim os dois sao culpados pois as duas racas sempre escravisaram os seus irmaos de sangue (da mesma raca). espero que isso reponda a sua pergunta....
    • 2 dias atrás

    Fonte(s):

    historia geral
  • Mensageiro do Mundo by Mensageiro do Mundo
    Um Usuário Top é alguém que é entendido em uma categoria específica.
    Membro desde:
    26 de Maio de 2008
    Total de pontos:
    4326 (Nível 4)
    Marca:
    Um Usuário Top é alguém que é entendido em uma categoria específica.
    Contribuindo em:
    Nível Fundamental e Médio
    VC ACABA DE RESPONDER A SUA PRÓPRIA PERGUNTA! M.M
    • 2 dias atrás
  • tanagra_suzelly by tanagra_...
    Membro desde:
    13 de Novembro de 2006
    Total de pontos:
    2866 (Nível 4)
    Claro que os Portugueses, foram eles que trouxeram para cá as primeiras demandas vieram a força e não só para o Brasil mais para toda Europa, depois os proprios africanos guerriavam entre sim e a tribo que perdia era vendida, por isso que teve muitos príncipes e gente da realeza africana no brasil como são mostrados nos livres.
    • 2 dias atrás
  • Sou muito mais do que vc merece! by Sou muito mais do que vc merece!
    Membro desde:
    05 de Julho de 2008
    Total de pontos:
    1194 (Nível 3)
    O GRANDE CULPADO POR ESSA ESCRAVIDÃO FOI PORTUGAL POIS PARA EXPLORAR A TERRA BRASILEIRA TRANSFORMOU OS NEGROS DA AFRICA EM ESCRAVOS(MÃO DE OBRA) DELES. dE UM CERTO TEMPO PRA CÁ ISSO NÃO MUDOU! POIS ELES PASSARAM AQUELA COISA DE NEGRO NÃO É GENTE PRA NOVA GERAÇÃO! POIS SOMOS DESCENDENTES DOS PORTUGUESES!
    • 2 dias atrás
  • EDUM IMPAVIDUM by EDUM IMPAVIDUM
    Membro desde:
    09 de Abril de 2008
    Total de pontos:
    2390 (Nível 3)
    A concepção moral das pessoas daquela época pemitia a escravidão, pois existia a fundamentação de que os africanos negros não possuíam alma, segundo a Igreja Católica. Sendo assim, só participavam da comunidade moral os seres humanos (brancos e indígenas batizados) possuidores de alma imortal e divina. Os negros por não possuírem alma (segundo a fundamentação da I. Católica) não eram considerados humanos, logo podiam ser escravizados, sem que com isso fosse cometido crime ou pecado. A imcompreensão das gerações comtemporâneas relativa a escravidão no Brasil Imperial, parte do fato de que julgamos os atos das pessoas daquela época com uma concepção moral contemporânea, em que todos os seres humanos são iguais, independente de raça ou cultura, portanto muito diferente daquela época. Com a abolição da escravidão pelo Brasil, automaticamente também modificou-se aquela antiga concepção moral que justificava a escravidão de negros descendentes de africanos, passando estes mesmos a fazer parte da comunidade moral vigente. O problema é que grande parte desse povo de ex-escravos foram excluídos da sociedade, pois com a mudança na forma de mão obra escrava para assalariada, o Brasil optou por imigrantes europeus, acostumados com o novo modelo. Enquanto que essa massa de pessoas desocupadas descendentes de escravos tiveram que sobreviver de modo precário, fato que se perpetuou até a atualidade. Ainda hoje busca-se culpados pela escravidão de negros africanos no Brasil, mas como expliquei acima não podemos relacionar diretamente um culpado, em virtude de que a cultura então vigente na época era outra, por isso não podemos culpar pessoas individualmente como fazemos hoje. Talvez se fossemos culpar diretamente uma instituição pela escravidão, seria então a Igreja Católica, por ser a detentora da matriz moral da sociedade brasileira naquela época. Os descendentes de senhores de escravo não poderiam ser culpados em virtude de sua total inocência. O Estado brasileiro poderia assumir a culpa e pagar indenizações em dinheiro para os descendentes de escravos, mas quem pagaria seria todos os contribuites atuais que são todos inocentes. Por isso, já que todos são cidadãos iguais perante a lei, inclusive os descendentes de escravos, a única solução é que todos os recursos sejam direcionados igualmente para todos os cidadãos sem privilegiar a raça ou cultura. Se formos classificar os recursos do Estado por raça ou etnia, os primeiros da fila seriam os povos indígenas, pois foram os primeiros a serem lesados, depois viriam os descendentes de escravos, e assim sucessivamentes com as demais etnias, ou seja, o Estado Brasileiro seria retalhado, tendo cada grupo étnico a sua justa parte.
    • 2 dias atrás
  • y sem soma by y sem soma
    Membro desde:
    03 de Junho de 2008
    Total de pontos:
    730 (Nível 2)
    Lendo as demais respostas chego a me enojar com tanto preconceito enrustido e covardia. Um negro - hoje - pode até se achar livre do jugo imposto aos seus antepassados, porém, há pessoas que teve por ex. um avô escravo. tão recente é a escravidão que nossa terra ainda exala do cheiro da senzala e do suor dos nossos irmãos escravizados. Se meus avós tivessem sido arrancados à força de sua terra e levados para outro continente para ser escravizados eu iria lutar para que indenizassem - nem que fosse - suas memórias. O pior é que o governo deu fim nos documentos dos negros libertos para que o rico senhor de engenho não pudesse provar que era dono de um escravo e pedir indenização por danos ao seu "patrimônio"... Agora nenhum negro brasileiro poder provar que um atepassado pertenceu a determinada família. quanto a reparação... Há pessoas que já nasceram ricas e vão merrer ricas. seu filhos, netos, bisnetos... todos vão nascer e morrer ricos e o dinheiro só vai aumentar. Estas pessoas nunca precisaram trabalhar porque tiveram africanos trazidos como escravos para trabalhar para eles. Estas pessoas - sim - deviam pagar, até porque um baú de ouro a menos ou alguns milhares de hectares a menos em suas terras nem faz falta. O problema é que, por covardia e injustiça, nós brasileiros prefirimos dizer que escravidão é coisa do passado como se fosse na Grecia antiga, ou também fugir da questão dizendo que seus antepassados também deram duro e merecem reparação. QUE LÁSTIMA!!! Como o Brasil pode crescer sem antes pagar a divida com seu próprio povo??? ......................................... AGORA UMA PROVOCAÇÃO HÁ MUITOS NEGROS QUE ENTRARAM COM PROCESSO, SIM! UM MILHÃO PARA CADA MEMBRO DA FAMÍLIA O PROCESSO ESTÁ EM ANDAMENTO. ESPERO QUE GANHEM A CAUSA. ......................................... detalhe adicional sobre a resposta da Larryssa M "Europa via os africanos como seres de outro planeta. Desde o império romano existiam uma série de lendas de que, os africanos não tinham boca, comiam pelo nariz, tinha o rosto na barriga, etc, como se eles fossem monstros mesmo". Não diziam isso dos africanos por eles serem negros, e na verdade, nem era para os africanos em geral. diziam isso em relação a CARTAGO - terra de Anibal, que invadiu roma com seus elefantes pelos alpes suiços . Para que o povo romano apoiasse o exterminio em massa que seu império queria infligir à cartago. Diziam ainda mais, sobre um soposto ritual de cartago que assassinava suas crianças. mas hoje já é comprovado que isso era apenas lenda
    • 2 dias atrás
  • Laryssa M by Laryssa M
    Membro desde:
    03 de Julho de 2008
    Total de pontos:
    866 (Nível 2)
    A escravidão negra não ocorreu só aqui no Brasil, mas em outros países da América como nos EUA, em Cuba, no Haiti (nesse país os ex-escravos mataram todos os brancos e se tornaram independentes). Acho que um erro da história é tentar achar culpados para seus fatos. Na verdade, toda a Europa via os africanos como seres de outro planeta. Desde o império romano existiam uma série de lendas de que, os africanos não tinham boca, comiam pelo nariz, tinha o rosto na barriga, etc, como se eles fossem monstros mesmo. Daí a questão da escravidão, pois os europeus inferiorizavam os negros. Já a questão do tráfico, deve-se analisar o fator econômico. Era rentavem exportar escravos da África para a América. E todos ganhavam: as coroas (portuguesa, espanhola, inglesa, francesa) e também a Igreja Católica que recebia o dizimo de cada "carga" de africanos que desembarcava aqui. Eles justificavam a escravidão com passagens bíblicas. Por isso eram contra a escravidão indígena. Não por bondade, mas por questão de lucro mesmo. Quanto a questão racial hoje em dia, penso que, durante todos esses séculos os negros foram sim, menosprezados pela população dita "branca". Acho que políticas de inclusão racial no Brasil são sim, super importantes. Porém acho que está havendo um exageiro de ambas as partes, e é preciso que se observe isso pois, enquanto houver os extremismos nunca chegaremos a um acordo justo.
    • 2 dias atrás
  • G.M.S. by G.M.S.
    Membro desde:
    27 de Maio de 2007
    Total de pontos:
    9800 (Nível 5)
    Primeiro de responder uma curiosidade : Independência E.U.A. , 1776 fim da escravidão , 1866 = 90 anos Independência Brasil , 1822 fim da escravidao , 1888 = 66 anos , nosso Império demorou muito meno da República Norte Americana para acabar com essa vergonha..quem nao tinha gostado acabou com nosso Império, a fim do Império impediu que esse regime atuasse as inclusoes sociais..ou seja dar pares oportunidades aos ex cativos, os ingenúos idealistas positivistas foram desfrutados pelas nossas elites para dar uma desculpa e manter o povo tranquilo enquanto se derrubava a monarquia brasileira...foi um mudar todo para que nada mudasse...Ordem e Progresso em sí é uma palavra linda..mais nao se traduziu para todos na mesma forma..ordem pelo povo e progresso pelos ricos. Senao como explicar que um Pais como Brasil que é cheio de recursos ainda permanece TERCEIRO MUNDO...um Pais que possui de todo mais esse todo é por poucos...vc acha mesmo que ainda devemos culpar os portugueses..e pedir indenizaçao para eles...Eu acho que os culpados sao MILITARES, OLIGARQUIAS , POLITICOS, afinal..NOSSAS ELITES!!!
    • 2 dias atrás

    Fonte(s):

    Um abraço G.M.S.
  • Celso Jr by Celso Jr
    Membro desde:
    13 de Janeiro de 2008
    Total de pontos:
    1749 (Nível 3)
    A escravidão não tem nada a ver com a cor. A prática da escravidão foi comum em vários povos e não só na África. Vale lembrar que os negros eram escravizados na própria África por outras tribos negras, o que prova que não era uma questão de cor. Os escravos que vieram ao Brasil foram capturados e utilizados como escravos por outras tribos africanas, eles não vieram a ser escravos no Brasil eles já eram escravos na África. Acho que deveriam ensinar um pouco da história da África nas escolas, pouparia-se bastante equívocos e mal-entendidos. Ao invés de ficarmos olhando para o passado, devemos lutar contra a escravidão que existe hoje, frequentemente lemos nos jornais trabalhadores que trabalham em regime de semi-escravidão, que tem horários definidos para ir ao banheiro, sem horário para sair do trabalho, almoçando em 10 ou 15 minutos (sendo que a lei garante no mínimo 01 hora para cada 08 horas trabalhadas), sem direito aos 30 dias de férias remuneradas, etc..
    • 1 dias atrás
  • Caledonian by Caledoni...
    Membro desde:
    29 de Novembro de 2006
    Total de pontos:
    6897 (Nível 5)
    Sinto dizer mas todos os 13 colegas que responderam antes não citaram os verdadeiros responsáveis pela escravidão negra. Há muito de político nesse assunto que tentam escamotear essa verdade mas os verdadeiros escravagistas negros eram os judeus, donos de navios negreiros e comerciantes de escravos, juntamente com os europeus que também comercializavam. Vide: http://www.google.com/url?sa=t&ct=res&cd... Mas os responsáveis não eram somente os judeus e europeus, os próprios negros e chefes tribais africanos também ganhavam com isso e até prendiam negros escolhidos para serem vendidos aos mercadores. Muitos africanos já estavam escravizados lá na África mesmo devido conflitos de etnias que os vencedores escravizavam os derrotados. Saiu uma reportagem na Folha de São Paulo na época do carvaval de 2007 quando uma escola de samba abordou erradamente esse tema e que o jornalista Leandro Nardoch mostrou com detalhe esse assunto. Veja no link abaixo: LEANDRO NARLOCH - ESPECIAL PARA A FOLHA DE SÃO PAULO - Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007 http://br.answers.yahoo.com/question/ind... .
    • 1 dias atrás
  • truejos by truejos
    Membro desde:
    27 de Agosto de 2007
    Total de pontos:
    716 (Nível 2)
    Foram os judeus. No site abaixo mostra como eles faziam o tráfico de negros em Pernambuco em conjunto com os holandeses: http://prod.midiaindependente.org/pt/blu... Calcula-se que na passagem dos séculos XVI para o XVII existissem em Pernambuco cerca de 5.000 judeus. Como estes cristãos-novos ainda se mantivessem ligados a comunidade judaica, não tiveram dificuldade de conseguir empréstimos nem de colocar o açúcar no mercado europeu. Isto, às vezes, se dava pelo financiamento da revenda de escravos comprados aos navios negreiros para os fazendeiros, que muitas vezes não dispunham de dinheiro em mãos para a compra daqueles, os quais eram pagos com a produção de açúcar. A participação de cristãos-novos (judeus convertidos) na consolidação da economia açucareira e, por extensão, escravista, é, pois, indiscutível.
    • 23 horas atrás

42 comentários:

Anônimo disse...

YES, a variant good [url=http://cgi2.ebay.fr/eBayISAPI.dll?ViewUserPage&userid=acheter_levitra_ici_1euro&achat-levitra]acheter levitra generique[/url] Very amusing question

Anônimo disse...

Admirablement! http://runfr.com/acheter-cialis acheter du cialis [url=http://runfr.com/acheter-cialis]acheter cialis[/url]

Anônimo disse...

remarquablement, la piГЁce trГЁs utile achat viagra viagra [url=http://lettresdudroit.com]viagra generique[/url]

Anônimo disse...

trГЁs non mauvais topic cialis en ligne cialis en ligne [url=http://www.ci2s.org]achat cialis generique[/url]

Anônimo disse...

ytqbqazryu bmzfmdfhoa [url=http://www.lacasadicavour.com/cialis-generico-online/]cialis [/url] vqsplcvjrg emeejqyxni cialis xccejljybo nwodfrzmlg

Anônimo disse...

Laisse en paix-moi! http://runfr.com acheter viagra sur internet cialis 10mg

Anônimo disse...

En mi opiniГіn esto no es lГіgico [url=http://nuevascarreras.com/tag/cialis-generico/ ]comprar cialis [/url] Se buoni risultati cialis generico colombia

Anônimo disse...

La phrase sympathique [url=http://www.ci2s.org]acheter cialis[/url] Ce - est sain! cialis generique

Anônimo disse...

Je pense que c'est l'erreur. Je peux prouver. http://lettresdudroit.com viagra france [url=http://lettresdudroit.com]viagra[/url]

Anônimo disse...

la mГЄme chose urbanesi quelque http://runfr.com/tag/acheter-cialis achat cialis sur internet achat cialis

Anônimo disse...

que harГ­amos sin su frase excelente http://nuevascarreras.com/ cialis 20 mg Grazie per il vostro aiuto in questa materia. Non sapevo che. cialis 20 mg.

Anônimo disse...

Absolument, la rГ©ponse idГ©ale http://runfr.com/acheter-cialis acheter viagra sans ordonnance acheter cialis france

Anônimo disse...

Quel touchant la phrase :) cialis 20mg http://runfr.com/tag/20mg cialis 20mg acheter cialis 20mg

Anônimo disse...

[url=http://italtubi.com/tag/levitra-generico/ ]levitra [/url] bjLet's Talk, ho qualcosa da dire. acquisto levitra online

Anônimo disse...

remarquablement, un trГЁs bon message premature

Anônimo disse...

Bravo, la phrase remarquable et est opportun http://runfr.com/tag/cialis-generique cialis generique acheter viagra sur internet

Anônimo disse...

Mich beunruhigt diese Frage auch. viagra bestellen viagra rezeptfrei [url=http//t7-isis.org]viagra online kaufen[/url]

Anônimo disse...

Entschuldigen Sie, dass ich mich einmische, ich wollte die Meinung auch aussprechen. viagra bestellen viagra [url=http//t7-isis.org]viagra kaufen[/url]

Anônimo disse...

Je voudrais parler avec vous sur cette question. http://runfr.com/acheter-cialis acheter cialis en ligne viagra en ligne

Anônimo disse...

Que pregunta entretenida [url=http://csalamanca.com/ ]comprar viagra es [/url] gwiuysdsun usvsajyqqn viagra generico en espana

Anônimo disse...

vous ne pouviez pas vous tromper ? http://runfr.com/tag/10mg cialis 10mg cialis

Anônimo disse...

l'idГ©e Exclusive)))) cialis http://runfr.com achat viagra generique viagra pour femme

Anônimo disse...

c'est le cas particulier. [url=http://runfr.com]cialis 20[/url] http://runfr.com cialis generique pro cialis 20 mg dosage cialis effet secondaire

Anônimo disse...

De rien! [url=http://runfr.com]acheter cialis[/url] http://runfr.com/cialis viagra 5mg vente viagra belgique prix du cialis forum

Anônimo disse...

Г‰trangement comme cela precoce

Anônimo disse...

http://npsunsport.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=34959&p=50075
http://thaaed.com/forums/viewtopic.php?f=2&t=3920&p=9238
http://businesscreditforums.com/forum/phpBB3/viewtopic.php?f=4&t=82287&p=108434

Anônimo disse...

vous non l'expert, par hasard ? [url=http://runfr.com/cialis]cialis au canada[/url] http://runfr.com levitras cest en 20 mg ou 10 mg forum viagra san ordonnance viagra sur le net

Anônimo disse...

est pas du tout d'accord avec la phrase prГ©cГ©dente [url=http://runfr.com]canadian cialis[/url] http://runfr.com/acheter-cialis cidlis le prix du cialis viagra en ligne

Anônimo disse...

Exact les messages http://runfr.com cialis achat cialis sur internet

Anônimo disse...

Oui, exactement. [url=http://runfr.com/cialis]prix cialis[/url] http://runfr.com/acheter-cialis cialis 10mg durйe de l'effet effets secondaires cialis viagra san ordonnance

Anônimo disse...

Je, pardon, cela ne me conviens pas du tout certes. Merci pour l'aide. http://runfr.com/tag/cialis-generique cialis generique cialis 10mg

Anônimo disse...

Je confirme. Je suis d'accord avec tout plus haut par dit. Nous examinerons cette question. cialis cialis generique

Anônimo disse...

Admirablement! cialis 20mg cialis

Anônimo disse...

Bravo, l'imaginaire)))) [url=http://runfr.com/cialis]prix du cialis en pharmacie[/url] http://runfr.com viagra suisse online cialis prix cialis forum

Anônimo disse...

http://markonzo.edu http://www.netknowledgenow.com/members/prevacid-side-effects.aspx http://aviary.com/artists/Seroquel brazilian http://isotretinoiner.indieword.com/ http://blog.bakililar.az/famvir/

Anônimo disse...

I hope, you will come to the correct decision. Do not despair.

Anônimo disse...

buy Boniva prescription online drug prescription kamagra Flomax 60 caps x 0.2 mg and cod saturday delivery get a prescription for provera diflucan story buy Amoxil no prescription canada Avelox no prescription free avodart without prescription buy cheap generic premarin buy online cheap Flomax 60 caps x 0.4 mg

Anônimo disse...

key cialis order provera uk cheap buy alesse online Discount kamagra United Kingdom shipped with no prescription purchase Amoxil in Courtenay Buy Keflex Generico Online prograf online cheap Cephalexin With No Prescriptions Levitra Plus order online *Risks Of Buying Find Augmentin Online

Anônimo disse...

online orderable buy Levitra buy Flagyl ER fast shipped male allergy to diflucan cialis cheap buy prograf doctor prescription Purchase Cheap Levonorgestrel hormone imbalance while taking premarin Bochum cheap Lipitor free fedex shipping buy Flomax (Tamsulosin) in Toronto Flomax cod orders only Buying Flagyl ER online

Anônimo disse...

dosage of amoxil for young child Online Pharmacy Cod Augmentin false positives with amoxil Flomax (Tamsulosin) drug effects flomax leukopenia buy Flomax online rafael palmiero cephalexin Buy Clomid online without prescription cheap ditropan boniva non prescription

Anônimo disse...

tadalafi cialis Boniva without perscription avelox non prescription order viagra cialis levitra pharmacy Augmentin No Prescription Required purchase Amoxil in Sweden Diflucan 60 pills x 200 mg cheap fed ex delivery buy AUGMENTIN cheap online us pharmacy Ditropan Discount Fedex No Prescription online cialis

Anônimo disse...

Message68, http://www.arlo.net/massacree/ viagra online, xcxh5, http://www.arlo.net/fccgb/ order viagra no prescriptions, ggtg0, http://www.arlo.net/fccgb/notes/ generic viagra online, jlul3, http://www.arlo.net/bytes/ order cheap viagra, qsol0, http://www.arlo.net/live/ viagra