sexta-feira, 26 de junho de 2015

Comissão de Direitos Humanos debate escravidão negra no País Reunião, na quarta (1º/7), vai abordar os trabalhos realizados pela Comissão Nacional da Verdade sobre o assunto.

 
 Comissão de Direitos Humanos debate escravidão negr...

NOTÍCIAS Rss

26/06/2015 12h21

Comissão de Direitos Humanos debate escravidão negra no País

Reunião, na quarta (1º/7), vai abordar os trabalhos realizados pela Comissão Nacional da Verdade sobre o assunto.

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai debater os trabalhos realizados pela Comissão Nacional da Verdade sobre a escravidão negra no Brasil. A audiência pública será na quarta-feira (1º/7/15), às 9 horas, no Auditório. O autor do requerimento é o deputado Professor Neivaldo (PT).

A Comissão da Verdade pretende levantar a história e a memória dos 350 anos de escravidão e, assim, responsabilizar os beneficiados com o regime de exploração e buscar uma forma de reparação aos que ainda hoje sofrem as consequências do período. O trabalho se constitui de audiências públicas em todo o Brasil, visitas a terreiros e a comunidades quilombolas, além de contato com universidades para levantar um relatório que busque a reparação aos familiares de escravizados e escravizadas.

Segundo o deputado Professor Neivaldo, membro consultivo da Comissão da Verdade, esse é um momento importante para que mineiros e mineiras tomem conhecimento da discussão que vem sendo feita. “É a hora de seguirmos em solidariedade ao povo negro do Brasil, trazendo para Minas os trabalhos que estão sendo realizados em âmbito nacional. Acredito que a Comissão de Direitos Humanos da ALMG será um ponto de interlocução em Minas para esse trabalho tão importante”, afirmou.

Convidados – Foram convidados para a audiência pública o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda; a secretária de Estado de Educação, Macaé Maria Evaristo dos Santos; a ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Nilma Lino Gomes; o procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Carlos Bittencourt; e a subsecretária de Promoção de Políticas da Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Cleide Hilda de Lima Souza.

Também receberam convite para participar da reunião o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), Luis Cláudio da Silva Chaves; o presidente da Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil (Rio de Janeiro), Humberto Adami Santos Júnior; o presidente da Comissão Estadual da Verdade sobre a Escravidão Negra, Daniel Dias de Moura; e a integrante da Comissão Estadual da Verdade sobre a Escravidão Negra – Uberlândia (Triângulo Mineiro), Rosa Margarida de Carvalho Rocha.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça terapêutica é novo paradigma no combate às drogas

Estratégia baseada em experiência de cortes nos EUA é defendida por palestrante de ciclo de debates.

SP apresenta experiência no tratamento de usuários de drogas

Programas em curso na Cracolândia da capital paulista têm abordagem multidisciplinar desse problema.

Financiamento da Fapemig será debatido em audiência pública

Reunião será realizada pela Comissão de Educação na próxima quinta-feira (2/7), às 9h30, no Plenarinho IV.

Audiência debate terceirização das atividades-fim na Cemig

Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da ALMG quer saber se há perspectivas de primarização na empresa.

facebookfacebook
Carregando Carregando posts...
TwitterTwitter
Twitter

Nenhum comentário: