sexta-feira, 26 de junho de 2015

Comissão de Direitos Humanos debate escravidão negra no PaísReunião, na quarta (1º/7), vai abordar os trabalhos realizados pela Comissão Nacional da Verdade sobre o assunto.

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai debater os trabalhos realizados pela Comissão Nacional da Verdade sobre a escravidão negra no Brasil. A audiência pública será na quarta-feira (1º/7/15), às 9 horas, no Auditório. O autor do requerimento é o deputado Professor Neivaldo (PT).

A Comissão da Verdade pretende levantar a história e a memória dos 350 anos de escravidão e, assim, responsabilizar os beneficiados com o regime de exploração e buscar uma forma de reparação aos que ainda hoje sofrem as consequências do período. O trabalho se constitui de audiências públicas em todo o Brasil, visitas a terreiros e a comunidades quilombolas, além de contato com universidades para levantar um relatório que busque a reparação aos familiares de escravizados e escravizadas.

Segundo o deputado Professor Neivaldo, membro consultivo da Comissão da Verdade, esse é um momento importante para que mineiros e mineiras tomem conhecimento da discussão que vem sendo feita. “É a hora de seguirmos em solidariedade ao povo negro do Brasil, trazendo para Minas os trabalhos que estão sendo realizados em âmbito nacional. Acredito que a Comissão de Direitos Humanos da ALMG será um ponto de interlocução em Minas para esse trabalho tão importante”, afirmou.

Convidados – Foram convidados para a audiência pública o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda; a secretária de Estado de Educação, Macaé Maria Evaristo dos Santos; a ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Nilma Lino Gomes; o procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Carlos Bittencourt; e a subsecretária de Promoção de Políticas da Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Cleide Hilda de Lima Souza.

Também receberam convite para participar da reunião o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), Luis Cláudio da Silva Chaves; o presidente da Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil (Rio de Janeiro), Humberto Adami Santos Júnior; o presidente da Comissão Estadual da Verdade sobre a Escravidão Negra, Daniel Dias de Moura; e a integrante da Comissão Estadual da Verdade sobre a Escravidão Negra – Uberlândia (Triângulo Mineiro), Rosa Margarida de Carvalho Rocha.

Tópicos:

Direitos Humanos , Negros, Índios, Povos e Comunidades Tradicionais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS




http://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2015/06/25_release_comissao_direitos_humanos_audiencia_escravidao_negra_no_brasil.html

Nenhum comentário: