segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

‘Racismo e mensalão’, de Antônio Machado de Carvalho

20/12/2013
 às 14:07 \ Opinião

‘Racismo e mensalão’, de Antônio Machado de Carvalho

Publicado no jornal O Tempo desta quinta-feira
ANTÔNIO MACHADO DE CARVALHO
O julgamento do mensalão trouxe um fato inusitado, verdadeira revolução, no imaginário brasileiro. Nunca se viu na nossa história uma condenação como a que mandou para a Papuda, e outras penitenciárias, figuras tão notórias como a criminosa cúpula dirigente do Partido dos Trabalhadores. O sistema judiciário do país não foi concebido para julgar quadrilheiros tão ilustres. Ele está formatado para apreciar transgressões, principalmente as no campo penal, dos três pês: pretos, pobres e putas.
Gente poderosa, branca, rica e bem nascida sempre passaria ao largo das vicissitudes a que estão constrangidas as vastas maiorias do país. Boas amizades, cofres bem fornidos e advogados bem relacionados permitiriam àqueles que não se enquadram nas categorias raciais, econômicas e ocupacionais degradadas enfrentar com garbo e tranquilidade eventuais ameaças às suas liberdades e direitos civis. Poderiam, então, ostentar sorrisos de desdém, como bem exemplificou o cínico professor Delúbio Soares, quando profetizou anos atrás que o mensalão daria em nada; acabaria virando piada de salão.
Mais insólito ainda que trancafiar a quadrilha foi a configuração dos personagens que participaram do referido processo. Nas varas penais o mais usual é encontrar pretos, pardos e mulatos sentados no banco dos réus. É quase que um destino, é verdadeira maldição, a qual o sistema judiciário concretiza com gosto e eficiência. Mas no caso do mensalão, o único preto envolvido no imbróglio ocupava o lugar destinado aos julgadores. Realmente, causou espanto a subversiva situação que o maravilhoso acaso propiciou aos brasileiros. O relator foi escolhido por sorteio. Extrema má sorte dos bandidos; pode ser praga de mãe, nunca se saberá, ou de padre, igualmente poderosa. Pior ainda é praga de mãe de santo (esnobaram uma na comitiva que foi às exéquias de João Paulo II). Imagine-se se, em vez do ministro Joaquim Barbosa, a condução do processo do mensalão estivesse com o ministro Levandowski! O papelório estaria condenado a apodrecer nos arquivos, sendo devorado pelas traças e pelo tempo.
Ao atrevido inconformismo dos bandoleiros com a condenação propiciada pela mão justa, e pesada, de Joaquim Barbosa se ajuntou o dos parceiros e simpatizantes da quadrilha, que não se cansam de achincalhar o correto presidente do STF. Até imagens comparando-o a um macaco se difundiu pelas mídias sociais. A alma racista dessa gente se revelou, assim, em toda sua amplitude, mal encoberta por proclamações mentirosas a favor da democracia racial. Pesquisas de opinião recentes, no entanto, indicam o apoio popular ao ministro, neutralizando a vergonhosa omissão dos que se imaginam lideranças do povo negro brasileiro, capachos habituais da Casa Grande sempre à espera de agrado ou afago do sinhô. Ministros e autoridades negras se recolheram ao papel de mamelucos, mercenários infames, sempre a serviço dos que mandam”.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.


 
 

39 Comentários




  1. Regys
     -
    09/01/2014 às 8:49
    Espero que o Ministro do Supremo, casa até pouco desrespeitada e desacreditada, não sucumba às carícias e afagos dos mentirosos. Em breve teremos eleições novamente. Boas alianças são tão boas quanto as boas intenções?



  2. Sonia A. S.
     -
    23/12/2013 às 12:21
    Enquanto ele, nosso herói, se torna mundialmente respeitado, os outros se vendem descaradamente. A História fará justiça. O dinheiro raramente anda de mãos dadas com a cultura, com a dignidade, com a coragem…



  3. angelo
     -
    23/12/2013 às 12:18
    Senhores,A ascensão social do negro foi e é um fato
    inconteste em toda a vida brasileira.Não deve haver
    distinções entre os homens senão a de ordem econômica
    O ministro Joaquim Barbosa está de parabéns,soube
    honrar o cargo que ocupa,embora encontre hienas em
    seu redor,figuras que ao mirar-se em espelhos
    sentem-se ridículos pois a roupa não faz o monje.



  4. Sonia A. S.
     -
    23/12/2013 às 12:16
    Não suporto mais ver a cara do “garoto propaganda” do PT – Milton Nascimento e dos Pitangas. Seu servilismo bem remunerado é ultrajante para os cidadãos que respeitam, acima de todos os outros, o digno Ministro Joaquim Barbosa.



  5. QUE POVO!!!
     -
    23/12/2013 às 10:54
    Caro,Augusto Nunes
    Aqui na Bahia terra do axé,negritude,orgulho de ser negro,carnaval…e o escambau(não é berimbau).Cadê o movimento negro?Para não dizer que não ouvi e li artigos respeitosamente sobre o ministro Joaquim Barbosa,foi do Prof. e jornalista Fernando Conceição.Nem em porta de Bar,no trabalho,em casa,por aí vai, se pronuncia o nome(J.B)e o fato que fez para democracia desse País.Lamentável!



  6. Zizi Cat
     -
    22/12/2013 às 23:45
    Sem dúvida, o grande acontecimento nacional de 2013 foi o julgamento da Ação Penal , cujo nome popular consagrou-se como mensalão . Tenho para mim que tal acontecimento só atingiu o apogeu dignificante por meio da pessoa insólita e de fato humana de Joaquim Barbosa. Ele foi humano e correto até na impaciência do justo capaz de revoltar-se contra achincalhes e chicanas ! Para aquilatarmos o valor deste homem basta imaginar o decorrer do processo sem sua presença! Ele é negro sim! e da melhor cêpa. Ombreia-se, sem exagero a Martin Luther, a Mandela , a Gandhi, ao Dalai Lama e muitos papas do catolicismo, especialmente os últimos:João Paulo ll ,Bento XVI e pela simplicidade ao Bergólio, Papa Francisco! Cor? Que cor? Estamos falando do humano, demasiadamente humano!



  7. Brasilaves
     -
    22/12/2013 às 15:27
    Joaquim Barbosa escreve hoje, nos anais do STF e no coração do povo brasileiro, a história que o Brasil de amanhã irá ler e aplaudir: “O dia em que a um descendente de escravos coube julgar e mandar para a cadeia os senhores de engenho.” Valeu grande Joaquim Barbosa! Que negros e brancos mirem nos seu exemplo para salvar este Brasil.



  8. marta
     -
    22/12/2013 às 11:14
    Ministro da mais alta corte de justiça deste país: atuou com toda liberdade de julgar segundo sua avaliação , resultado das provas irrefutáveis, PARABENS JOAQUIM BARBOSA.



  9. Lago Gonçalves
     -
    21/12/2013 às 22:27
    EXCELENTÍSSIMO, DIGNÍSSIMO, JUIZ DO STF, O GRANDE, JOAQUIM BARBOSA.
    MINISTRO DE FATO, CONSCIENTE E CORAJOSO, rendo-lhe minhas modestas homenagens, respeito, gratidão.
    FORA PT FORA PT A FACÇÃO QUE DEBOCHA DO BRASIL, DOS BRASILEIROS, DA LEI, DA DEMOCRACIA!



  10. Denis F. Eleutério
     -
    21/12/2013 às 16:45
    Esse é a ÚNICA pessoa de Brasília que eu teria o GOSTO de cumprimentar e falar:”VALEU BARBOSÃO”, e pensar que esse povo do PT estão totalmente desorientados e perderam a noção do ridículo que estão “querendo” pedir o impeachment dele,é mole?depois dessa eu espero tudo desse povo.



  11. Chico
     -
    21/12/2013 às 12:15
    O Ministro presidente do STF JOAQUIM BARBOSA mostrou nesse processo de julgamento do mensalão a sua total independência. Ele não julgou para agradar nem a negros e nem a brancos, nem a ricos e nem a pobres, nem a gregos e nem a troianos. Seu entendimento enquanto relator foi o de constatar formação de quadrilha em que ela se revelou, corrupção ativa e passiva onde ela aconteceu, desvio de dinheiro público onde ele se deu, lavagem de dinheiro onde ele se escorreu, e outros crimes. Mas para uma quadrilha em específico e seus seguidores topados e tapados, o que houve foi uma traição por parte daquele que tinha que relevar ser “O” preto de alma branca, mas não, JOAQUIM BARBOSA mostrou coragem e independência para julgar poderosos da República e de outras esferas da sociedade, que alma não tem cor; mas, por trás de sua pele negra, há uma consciência por fazer justiça.



  12. Enézio E. de Almeida Filho
     -
    21/12/2013 às 11:50
    Levandowsky é uma vergonha!!!



  13. ana maria soriano
     -
    21/12/2013 às 11:37
    Me incomoda muito ler e ouvir ao tempo todo que o Obama é negro, que o Joaquim é negro.
    No caso deste artigo a alusão é histórica e realmente inusitada.
    Mas na verdade o que ganhamos é que conhecemos o caráter de um brasileiro POBRE que está no mais alto comando da nação. Graças a Deus ou ao Padre ou à praga de mãe, temos um dos brasileiros mais digno, corajoso e capaz que tenho visto nestes tempos nebulosos.
    Obrigado Min. Joaquim Barbosa por nos representar tão bem.



  14. ney
     -
    21/12/2013 às 9:49
    Um homem quando tem oportunidade de entrar para a história, precisa de no mínimo três qualificações: conter uma formação intelectual consistente, cultuar valores morais e éticos exemplares, ter muita coragem. O ministro Barbosa, para a sorte deste país, se mostrou quilatado por essas virtudes e o resto a história se encarregará de propagar.



  15. Marco Antonio
     -
    21/12/2013 às 8:15
    mão justa, e pesada, de Joaquim Barbosa, não se intimidou, agora falta ainda o Lula, esse amoral tem que ir pra cadeia, ai sim esse pais pode ser passado a limpo



  16. pedrao
     -
    20/12/2013 às 23:42
    Joaquim Barbosa resgatou ,como presidente do Supremo,o estado de Direito,subordinado às leis e a Ordem!
    A Justiça deixou de ser eletiva com os “P” e expandiu sua abrangência!
    Temos agora,nas barras dos tribunais,não só Pobres,Pretos e Putas mas,também, Pastores,Padres e principalmente,Petistas!
    Esperamos,para breve, a inclusão dos chamados “Progressistas” e principalmente do “Parasita” que inventou o petismo!



  17. Coroné Grotão
     -
    20/12/2013 às 22:56
    Mandou super bem. Os capachos de côr aceitam as migalhas do feitor. Se apequenam, aceitam o vilipêndio, tudo para manter a boquinha nalgum órgão inútil desse governo safado.
    Nunca esperem que, por exemplo, a Benedita Preta ,Pobre e Favelada, vá se colocar ao lado do Joaquim Barbosa. Ela prefere lamber o chulé do lula, babar pela troncha da dilma. Quem sabe ela não queria ser a marta suplici. E tantos outros que renegam a raça e se entregam à volúpia do emprego fácil.



  18. Coragem
     -
    20/12/2013 às 21:13
    Farsa.Pretensos ataques demonstram alma e mentalidade racista, coração doente, e se intitulam democratas, de braços dados com um passado recente.!!!Ser ou fingir ser, por que não brincar, tudo pelo poder.O Presidente do STF Ministro Barbosa é liderança reconhecida pelos cidadãos do país, e tem a virtude de não ser hipócrita e não concilia para sair em fotos.



  19. Silvia
     -
    20/12/2013 às 19:58
    São eles os preconceituosos. Jogam pessoas contra pessoas o tempo todo. É pobre contra rico, é bandido contra justiça, sei lá. São mistificadores, mentirosos, hipócritas e os mais preconceituosos que qualquer pessoa. Palhaços.



  20. WESAK
     -
    20/12/2013 às 19:26
    Mais um excelente texto do autor.



  21. leonel santos
     -
    20/12/2013 às 19:02
    Como a matéria prima dos “progressistas” é só papo, e furado, ( mentira ), nada como a senhora Papuda para os reeducar. Que tenham todos um Natal de Peru, e não desencaminhem os pequenos ladrões que vivem por lá.



  22. Sol
     -
    20/12/2013 às 18:45
    Enquanto invejosos pagam marketing pela imagem que não existe, promovem besteirol, o digníssimo Presidente Joaquim Barbosa é cidadão e jurista reconhecido internacionalmente como uma promessa, para um novo tempo, é reconhecido por seu trabalho vigoroso e inspirador. Eu tenho fé, neste cidadão brasileiro, que faz lembrar Lima Barreto, Luis Gama e Henry David Thoreau.23.12.2012. Ministro Joaquim Barbosa apontado pelo jornal El País como Líder de Destaque Mundial.“Sua trajetória marca um antes e depois na história da Justiça brasileira”, afirma o jornal. A reportagem diz que Barbosa “não tremeu o pulso na hora de promover duras condenações contra os que foram íntimos colaboradores de seu mentor”, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O jornal ressalta a “história de superação” do magistrado que “tinha tudo para engrossar as estatísticas da desigualdade no Brasil” e chegou à presidência da mais alta Corte brasileira.Revista Time elege Joaquim Barbosa uma das Cem personalidades mais influentes:”A revista americana Time divulgou a lista das 100 personalidades mais influentes do mundo, e nela aparece o nome do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.Barbosa é descrito pela revista como o garoto pobre brasileiro que “viu na educação seu tíquete para fora da pobreza”. A lista destaca que ele trabalhou como faxineiro e datilografista no Senado para se sustentar durante a faculdade de Direito.No fim, ele obteve um doutorado da Sorbonne, aprendeu quatro línguas estrangeiras e se tornou professor visitante no Instituto de Direitos Humanos da escola de Direito de Columbia”, diz a revista.http://www.jb.com.br/pais/noticias/2013/04/18/time-joaquim-barbosa-e-um-dos-100-mais-influentes-do-mundo/



  23. Arnaldo
     -
    20/12/2013 às 18:20
    JB, dos últimos homens públicos que ainda merecem o nosso respeito.



  24. Silvio
     -
    20/12/2013 às 18:15
    Joaquim Barbosa não pode sempre ser retrato pela cor de sua pele. O ministro não é negro, nem branco, muito menos amarelo ou índio. Ele acima de tudo é o Presidente do STF. Essa é sua referência maior e assim, indistintamente de sua cor, deveria ser sempre nominado, pelo cargo que ocupa ou simplesmente pelo seu nome, quando a sua pessoa for alvo de quaisquer comentários ou informação. Ele não prestou um enorme serviço ao país porque negro ou branco. Usou a constituição como suporte maior de suas decisões. Teve coragem e caráter suficiente para se impor, respeitando na íntegra o direito de defesa. Deixou claro que ainda existem cidadãos decentes no Brasil. A bem da verdade não o fez sozinho. Houve primeiramente a contribuição ímpar dos dois Procuradores Geral da República, que montaram uma peça acusatória consistente com provas e evidências incontestáveis. Além dos procuradores vários de seus colegas também condenaram os mensaleiros e deixando claro que estes queriam comprar o legislativo como forma de se perpetuar no governo, rasgando a tripudiando sobre a carta maior do país. São brasileiros de respeito e deles me orgulho. O orgulho de ser brasileiro não advém de termos uma seleção de futebol campeã do mundo, mas sim de termos, embora ainda poucos, patrícios decentes, honrados, destemidos, e que não titubeiam em mandar para a cadeia aqueles que sempre se julgaram acima da lei. Desses brasileiros e brasileiras eu muito me orgulho.



  25. Arnaldo
     -
    20/12/2013 às 18:11
    JB, oos últimos dos homens públicos que ainda merecem o nosso respeito.



  26. Celso Pacheco Val
     -
    20/12/2013 às 17:22
    Essa rapaziada se deu mal o mais engraçado é que eles fazem pose de democratas e progressistas, não é nada disto são reacionários e retrógados, já vão tarde!!!



  27. JL
     -
    20/12/2013 às 17:22
    O PT vai mudar de nome.
    De agora em diante vai ser PQP:
    Partido dos Quadrilheiros Presidiários!!!



  28. Luiz Gonzaga
     -
    20/12/2013 às 17:16
    As pessoas com ideologia de esquerda, sempre se intitularam como “progressistas” e sempre se entenderam como mais inteligentes que os demais não iniciados. Porém sua principal ferramenta de convencimento é a mistificação.
    Por exemplo, nos últimos quinze anos transformaram nosso miscigenado Brasil num poço de preconceito racial, principalmente contra o negro, disfarçado. Assim fica difícil saber os limites do real. Sobre isso construíram-se carreiras políticas, criaram-se Ministérios e altos salários e promoveram-se benesses de direitos diferenciados. Esquecem-se todos que as raças brancas, negras e asiáticas, somos todos raças exóticas no Brasil. A única original é a indígena. E como estão os índios no Brasil? Bem, o Brasil tem pouco índio e muito negro.
    Outra falácia é que os progressistas são republicanos, democratas e supra-sumo de virtudes e ética. Bem, hoje em dia, praticamente, no mundo, todas as ditaduras são de esquerda e elas matam, prendem e arrebentam quem assumir comportamento democrático.
    O mensalão, dizem, teve como principal objetivo a manutenção dos “democráticos” progressistas no poder. A eterna tentativa e obstinação de controlar a imprensa, também está nesse planejamento. Afinal, como controlar o país, sem antes calar a imprensa livre? Vale tudo, qualquer meio, qualquer atitude para manter-se no poder. A democracia que vá pro beleléu.
    Talvez, Deus, sendo brasileiro, sabendo o que se armava, usou o próprio Lula para nomear para o TRF as duas figuras impávidas que salvaram a nação brasileira até agora: os Ministros Carlos Brito(já aposentado) e Joaquim Barbosa, esses sim, republicanos, democráticos, éticos, brasileiros e de extremada competência.
    Permanecendo essa ideologia e sua sede no poder, o que nos reservará o futuro? Espero que Deus não tenha se cansado e continue brasileiro e nos salvando.



  29. Coisa de loco
     -
    20/12/2013 às 16:41
    Grande Joaquim, somente nele eu votaria para presidente, para colocar esta corja imunda de petistas pra correr!



  30. nancy correia
     -
    20/12/2013 às 16:35
    Houve tempo em que bandido tinha perfil de ladrão, hoje são engravatados, nível superior, e muitas vezes branquinhos…..mas com uma alma……



  31. Bruno Sampaio
     -
    20/12/2013 às 16:30
    Só gostei do terceiro parágrafo.



  32. contribuinte
     -
    20/12/2013 às 16:22
    MENSALEIROS, o sofrido povo brasileiro deseja um inFELIZ NATAL e muitas condenações de cadeia no ANO NOVO 2014, na PAPUDA. Participantes da festa organizada pelo petismo para os presos condenados no MENSALÃO, lembrem-se 13 na cabeça, cela S 13 local do presépio dos lobinhos. O apeDelta condenado logo(2014)! O brasileiro não consegue mais sobreviver com esse comunismo com 50.000 homicídios/ano.



  33. R Q
     -
    20/12/2013 às 16:18
    A fala de quem assume um posto político muda na velocidade da ganância.



  34. aNTONIO
     -
    20/12/2013 às 16:05
    No Brasil,vai pra cadeia, quem comete crime e não tem dinheiro para pagar um bom advogado.
    Advogado não se importa com a cor do cliente, e sim, com as posses do cliente. Portanto ………



  35. Fernando Costa
     -
    20/12/2013 às 15:45
    Antônio Machado é a maior contribuição do município de Joaquim Felício para a humanidade.



  36. wagner f. moreira
     -
    20/12/2013 às 15:19
    Excelente matéria, é isso mesmo…..



  37. LA
     -
    20/12/2013 às 15:08
    Eu sou Joaquim Barbosa. Belíssimo texto, analiso que o combate ao racismo no Brasil e no mundo, é obrigação de mulheres e homens compromissados com a paz.Ataques racistas demonstram que não alcançamos a civilização.Quem silenciou/silencia não tem compromisso com a dignidade humana.JB é um fenômeno, ele mobilizou os cidadãos do país para o debate sobre justiça, igualdade, privilégios, farsas, cidadania, política e bem estar dos cidadãos, democracia, República.O Presidente Joaquim Barbosa enfrenta o circulo de poder estabelecido há séculos, como bem analisa o artigo acima.Os que recolheram-se a serviço dos que mandam, são capachos do coronelismo.Barbosa tem a capacidade de indignar-se com injustiças, é um mestre, é meu sonho de cidadã eleitora para 2014.
    Joaquim e Francisco esta dupla é do bem e estão patrocinando mudanças necessárias para na política, justiça, religião.
    http://www.alertatotal.net/2013/12/papa-contrata-mckinsey-para-promover.html



  38. ALOISIO BASTOS SALES
     -
    20/12/2013 às 14:59
    Caro Cronista,
    para meu regalo,inclua mais um P, de PETISTA (conhecido pela alcunha de PETRALHA).



  39. mairalur
     -
    20/12/2013 às 14:28
    Chora, ralé delinquente, chora. Principalmente porque nosso negão ministro é a personalidade brasileira do ano. Queiram, ou não.




  40. FONTE: BLOG DO HUMBERTO ADAMI

  41. http://humbertoadami.blogspot.com.br/2014/01/racismo-e-mensalao-de-antonio-machado_355.html

Nenhum comentário: