20/12/2013
às 14:07 \ Opinião‘Racismo e mensalão’, de Antônio Machado de Carvalho
Publicado no jornal O Tempo desta quinta-feira
ANTÔNIO MACHADO DE CARVALHO
O julgamento do mensalão trouxe um fato inusitado, verdadeira revolução, no imaginário brasileiro. Nunca se viu na nossa história uma condenação como a que mandou para a Papuda, e outras penitenciárias, figuras tão notórias como a criminosa cúpula dirigente do Partido dos Trabalhadores. O sistema judiciário do país não foi concebido para julgar quadrilheiros tão ilustres. Ele está formatado para apreciar transgressões, principalmente as no campo penal, dos três pês: pretos, pobres e putas.
Gente poderosa, branca, rica e bem nascida sempre passaria ao largo das vicissitudes a que estão constrangidas as vastas maiorias do país. Boas amizades, cofres bem fornidos e advogados bem relacionados permitiriam àqueles que não se enquadram nas categorias raciais, econômicas e ocupacionais degradadas enfrentar com garbo e tranquilidade eventuais ameaças às suas liberdades e direitos civis. Poderiam, então, ostentar sorrisos de desdém, como bem exemplificou o cínico professor Delúbio Soares, quando profetizou anos atrás que o mensalão daria em nada; acabaria virando piada de salão.
Mais insólito ainda que trancafiar a quadrilha foi a configuração dos personagens que participaram do referido processo. Nas varas penais o mais usual é encontrar pretos, pardos e mulatos sentados no banco dos réus. É quase que um destino, é verdadeira maldição, a qual o sistema judiciário concretiza com gosto e eficiência. Mas no caso do mensalão, o único preto envolvido no imbróglio ocupava o lugar destinado aos julgadores. Realmente, causou espanto a subversiva situação que o maravilhoso acaso propiciou aos brasileiros. O relator foi escolhido por sorteio. Extrema má sorte dos bandidos; pode ser praga de mãe, nunca se saberá, ou de padre, igualmente poderosa. Pior ainda é praga de mãe de santo (esnobaram uma na comitiva que foi às exéquias de João Paulo II). Imagine-se se, em vez do ministro Joaquim Barbosa, a condução do processo do mensalão estivesse com o ministro Levandowski! O papelório estaria condenado a apodrecer nos arquivos, sendo devorado pelas traças e pelo tempo.
Ao atrevido inconformismo dos bandoleiros com a condenação propiciada pela mão justa, e pesada, de Joaquim Barbosa se ajuntou o dos parceiros e simpatizantes da quadrilha, que não se cansam de achincalhar o correto presidente do STF. Até imagens comparando-o a um macaco se difundiu pelas mídias sociais. A alma racista dessa gente se revelou, assim, em toda sua amplitude, mal encoberta por proclamações mentirosas a favor da democracia racial. Pesquisas de opinião recentes, no entanto, indicam o apoio popular ao ministro, neutralizando a vergonhosa omissão dos que se imaginam lideranças do povo negro brasileiro, capachos habituais da Casa Grande sempre à espera de agrado ou afago do sinhô. Ministros e autoridades negras se recolheram ao papel de mamelucos, mercenários infames, sempre a serviço dos que mandam”.
Deixe o seu comentário
39 Comentários
inconteste em toda a vida brasileira.Não deve haver
distinções entre os homens senão a de ordem econômica
O ministro Joaquim Barbosa está de parabéns,soube
honrar o cargo que ocupa,embora encontre hienas em
seu redor,figuras que ao mirar-se em espelhos
sentem-se ridículos pois a roupa não faz o monje.
MINISTRO DE FATO, CONSCIENTE E CORAJOSO, rendo-lhe minhas modestas homenagens, respeito, gratidão.
FORA PT FORA PT A FACÇÃO QUE DEBOCHA DO BRASIL, DOS BRASILEIROS, DA LEI, DA DEMOCRACIA!
No caso deste artigo a alusão é histórica e realmente inusitada.
Mas na verdade o que ganhamos é que conhecemos o caráter de um brasileiro POBRE que está no mais alto comando da nação. Graças a Deus ou ao Padre ou à praga de mãe, temos um dos brasileiros mais digno, corajoso e capaz que tenho visto nestes tempos nebulosos.
Obrigado Min. Joaquim Barbosa por nos representar tão bem.
A Justiça deixou de ser eletiva com os “P” e expandiu sua abrangência!
Temos agora,nas barras dos tribunais,não só Pobres,Pretos e Putas mas,também, Pastores,Padres e principalmente,Petistas!
Esperamos,para breve, a inclusão dos chamados “Progressistas” e principalmente do “Parasita” que inventou o petismo!
Nunca esperem que, por exemplo, a Benedita Preta ,Pobre e Favelada, vá se colocar ao lado do Joaquim Barbosa. Ela prefere lamber o chulé do lula, babar pela troncha da dilma. Quem sabe ela não queria ser a marta suplici. E tantos outros que renegam a raça e se entregam à volúpia do emprego fácil.
De agora em diante vai ser PQP:
Partido dos Quadrilheiros Presidiários!!!
Por exemplo, nos últimos quinze anos transformaram nosso miscigenado Brasil num poço de preconceito racial, principalmente contra o negro, disfarçado. Assim fica difícil saber os limites do real. Sobre isso construíram-se carreiras políticas, criaram-se Ministérios e altos salários e promoveram-se benesses de direitos diferenciados. Esquecem-se todos que as raças brancas, negras e asiáticas, somos todos raças exóticas no Brasil. A única original é a indígena. E como estão os índios no Brasil? Bem, o Brasil tem pouco índio e muito negro.
Outra falácia é que os progressistas são republicanos, democratas e supra-sumo de virtudes e ética. Bem, hoje em dia, praticamente, no mundo, todas as ditaduras são de esquerda e elas matam, prendem e arrebentam quem assumir comportamento democrático.
O mensalão, dizem, teve como principal objetivo a manutenção dos “democráticos” progressistas no poder. A eterna tentativa e obstinação de controlar a imprensa, também está nesse planejamento. Afinal, como controlar o país, sem antes calar a imprensa livre? Vale tudo, qualquer meio, qualquer atitude para manter-se no poder. A democracia que vá pro beleléu.
Talvez, Deus, sendo brasileiro, sabendo o que se armava, usou o próprio Lula para nomear para o TRF as duas figuras impávidas que salvaram a nação brasileira até agora: os Ministros Carlos Brito(já aposentado) e Joaquim Barbosa, esses sim, republicanos, democráticos, éticos, brasileiros e de extremada competência.
Permanecendo essa ideologia e sua sede no poder, o que nos reservará o futuro? Espero que Deus não tenha se cansado e continue brasileiro e nos salvando.
Advogado não se importa com a cor do cliente, e sim, com as posses do cliente. Portanto ………
Joaquim e Francisco esta dupla é do bem e estão patrocinando mudanças necessárias para na política, justiça, religião.
http://www.alertatotal.net/2013/12/papa-contrata-mckinsey-para-promover.html
para meu regalo,inclua mais um P, de PETISTA (conhecido pela alcunha de PETRALHA).