segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Preconceito em bancos é tema de encontro entre SEPPIR e representante de agência

Voltar
Preconceito em bancos é tema de encontro entre SEPPIR e representante de agência
15/01/2010 - 16:19

O superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco S.A., Deives Rezende Filho, esteve nesta semana com o ministro-interino da SEPPIR, Eloi Ferreira de Araujo, e com o ouvidor da Secretaria, Humberto Adami. No encontro em Brasília, o representante bancário garantiu levar adiante uma das propostas apresentadas pela SEPPIR: criar um curso de combate à discriminação especificamente para os seguranças que atuam nas agências.

Para o ministro-interino, as ações afirmativas, como a criação de cursos para combater esse tipo de discriminação, beneficiam não apenas os negros mas, sim, toda a nação brasileira. O encontro com o superintendente é resultante de denúncia recebida pela Ouvidoria da SEPPIR com base em vídeo (assista aqui) realizado por uma produtora carioca. Nas imagens, dois homens são tratados de forma diferente na hora de passar na porta giratória de uma agência do Itaú, no Rio de Janeiro. O homem branco demora 11 segundos para entrar na agência; o negro fica mais de um minuto e meio e não consegue entrar mesmo depois de esvaziar a mochila e tirar a camisa. Detalhe: as mochilas e o conteúdo delas eram iguais. A mesma produtora criou o Manifesto Porta na Cara, que pede mudanças no sistema de acesso aos bancos.

A partir da denúncia, a SEPPIR solicitou providencias não somente ao Itaú, mas a diversos outros órgãos, como Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e a Procuradoria-Geral da República.

O reduzido número de negros entre os empregados da rede bancária também foi tema da reunião. A Secretaria propôs a criação de um curso de capacitação para o pessoal da área de recursos humanos. A proposta foi bem aceita pelo superintendente. Também participaram do encontro Ana Maria Abud (Relações Governamentais e Institucionais do Itaú) e Luciana Nicola (Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco).

Cotas – O superintendente ainda manifestou o interesse do banco em atuar como “amicus curiae” (amigos da Corte) na ação sobre cotas raciais que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). Na ação, é questionada a adoção de cotas para o ingresso nas universidades. A audiência pública no STF sobre o assunto está marcada para o período de 3 a 5 de março de 2010. Sobre o assunto, leia também “Divulgados nomes dos habilitados a participar da audiência pública no STF sobre cotas na educação”.

Comunicação Social da SEPPIR /PR

http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/seppir/noticias/ultimas_noticias/MySQLNoticia.2010-01-15.0825

Nenhum comentário: