PREZADA INES.
AGRADEÇO SEU COMENTÁRIO AO MEU POSICIONAMENTO, FEITO COM AGILIDADE.
AGREGO MAIS ALGUNS, REALIZADOS NOS LINKS AO FINAL DESTE TEXTO.
NÃO DUVIDE QUE HAJA O QUESTIONAMENTO DA CONSTITUCIONALIDADE DA LEI DE HISTÓRIA DA ÁFRICA, ASSIM COMO JÁ HÁ NA LEI DE COTAS, NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. O MESMO SINDICATO DA MATÉRIA DE O GLOBO, É O SINDICATO QUE GARANTIU OS HONORÁRIOS DOS ADVOGADOS DA CONFENEN, NA AÇÃO QUE PEDE A DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI DE COTAS DA UERJ.
NOS LINKS ABAIXO, HÁ MATERIAL PARA ENTENDER A MEDIDA CAUTELAR PREPARATÓRIA DE AÇÃO CIVIL PÚBLICA, POR NÓS INTERPOSTA, CUJA LIMINAR FOI DEFERIDA, PARA PERÍCIA NOS CURRÍCULOS DAS NOVE MAIORES ESCOLAS DO RIO DE JANEIRO.
ALGUMAS QUESTÕES:
1)ESSA AÇÃO PODE SER REPETIDA EM OUTRAS CIDADES? OUTRAS ENTIDADES PODEM SE JUNTAR ÀS AUTORAS DA AÇÃO DE MEDIDA CAUTELAR?
2)PORQUE NÃO HÁ QUESTIONAMENTO QUANDO O CUMPRIMENTO É DAS ESCOLAS PÚBLICAS?
3)O DINHEIRO (CERCA DE CINCO MILHÕES DE REAIS) ENCAMINHADO PELA SEPPIR (GESTÃO MATILDE RIBEIRO), ATRAVÉS DO CAIXA DA PETROBRÁS PARA A FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO, PARA A REALIZAÇÃO DO PROGRAMA A "COR DA CULTURA", NO CANAL FUTURA, PODERIA TER OUTRO TIPO DE UTILIZAÇÃO, OU FOI UMA BOA OPÇÃO, APESAR DE ALCANÇAR APENAS CINCO ESTADOS E SÓ ESCOLAS PÚBLICAS?
4)COMO REALIZAR A PERÍCIA NOS CURRÍCULOS DAS NOVE ESCOLAS DE PONTA DO RIO DE JANEIRO?
5)QUEM SÃO OS PERITOS E ASSISTENTES TÉCNICOS QUE PODERÃO ELABORAR LAUDO CONCLUSIVO SOBRE O ASSUNTO? HÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO QUE PODERIA ASSUMIR TAIS FUNÇÕES OU MESMO, VÁRIOS DEPARTAMENTOS DE VÁRIAS UNIVERSIDADES?
6)O MINISTRO DA EDUCAÇÃO NÃO PODERIA CHAMAR ESTE TEMA PARA MAIS PERTO DE SI, UMA VEZ QUE ACABA DE ASSINAR A LEI 11645, JUNTAMENTE COM O PRESIDENTE DA REPÚBLICA?
7)O CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E OS MINISTÉRIOS PÚBLICOS ESTADUAIS NÃO PODERIAM TER UMA POSTURA MAIS PROATIVA NA IMPLANTAÇÃO DA LEI?
8)O QUE FAZER PARA MUDAR OS COMENTÁRIOS TRAZIDOS PELA PESQUISA DO GLOBO ON LINE? HÁ FALTA DE INFORMAÇÃO SOBRE O QUE REPRESENTA A LEI?
9) QUAL O RESULTADO DO TRABALHO DOS NEABS EM TODO O BRASIL, E NO QUE PODEM CONTRIBUIR EFETIVAMENTE?
HUMBERTO ADAMI
www.adami.adv.br
www.iara.org.br
http://humbertoadami.blogspot.com
MATERIAL SOBRE A LIMINAR DEFERIDA:
http://humbertoadami.blogspot.com/2008/06/lei-10639-nas-escolas-privadas-liminar.html
http://humbertoadami.blogspot.com/2008/06/juza-determina-percia-em-currculos-de.html
http://humbertoadami.blogspot.com/2008/06/juza-da-fazenda-publica-do-rio-de.html
---------- Forwarded message ----------
From: INES DA SILVEIRA
Date: 22/06/2008 09:15
Subject: Re: [congressonacionaldenegrasenegros] PERÍCIA DA 10.639 NO RIO - COMENTÁRIOS EM O GLOBO
To: congressonacionaldenegrasenegros@yahoogrupos.com.br
Olá pessoal!
Para quem é de interesse comunico que aqui no Estado de S. Paulo a história do Continente Africano está ficando no papel. Os professores na sua maioria branca não tem preparo para tal e muitos acham bobagem falar sobre a população negra no contexto diferenciado. Como a lei veio modificar a outra transformando em tema transversais se tornou mais fácil para não se tocar no assunto referente ao Continente africano e sobre a vida dos indivíduos negro desse país. Se nós do movimento negro e pessoas compromissadas em acabar com essa pouca vergonha de discriminação no nosso país não fizermos barulho e exigência das autoridades públicas que são também na sua maioria branca tudo será engavetado. Tem que se acabar com o ideário, que nosso problema é um problema de classe.; porque em qualquer classe que estivermos inseridos seremos discriminados e não teremos apoio se tivermos sucesso em nossos empreendimentos. Esse ideário contamina alguns negros que ocupam algum grau financeiro e é o argumento dos que não querem os direitos iguais. Portanto senhora juiza a coisa é mais grave do que imagina.
22/06/08
Inês da Silveira
membro do Brasíl Afirmativo, coordenadora do FPIR(Fórum de Promoção da Igualdade Racial) do Alto Tietê,membro do Coletivo Anti-Racismo da Apeoesp-Suzano Milton Santos
http://br.groups.yahoo.com/group/discriminacaoracial/message/42332
Em 20/06/08, humberto@adami.adv.br escreveu:
JÁ SÃO 94 OS COMENTÁRIOS NA PESQUISA LANÇADA PELO O GLOBO ON LINE SOBRE A MEDIDA CAUTELAR DEFERIDA PARA PERICIAR O CURRÍCULO ESCOLAR DAS NOVE MELHORES ESCOLAS DO RIO DE JANEIRO, QUE SÃO RÉS, ASSIM COMO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E MUNICÍPIO DO DO RIO DE JANEIRO.
OS COMENTÁRIOS REVELAM DESINFORMAÇÃO, E RACISMO, VELADOS OU NÃO, DE FORMA ABSOLUTAMENTE ASSUSTADORA.
NÃO PASSOU DESPERCEBIDO CERTA EDIÇÃO DA MATÉRIA, VISTO QUE AS ENTIDADES DO MOVIMENTO NEGRO, QUE SÃO AUTORAS DA AÇÃO, NÃO TIVERAM VOZ NA MATÉRIA, TANTO QUANTO AS REQUERIDAS, COMO SEU SINDICATO, QUE ACABOU POR PRATICAMENTE CONFESSAR O DESCUMPRIMENTO DA LEI.
OS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS DO MEC PERMANECEM SILENTES E AO INVÉS DE PARTIR PARA A SOLUÇÃO PROBLEMA.
QUEM É A "PONTA CERTA" A QUE SE REFERE O PRESIDENTE DO SINDICATO DE ESCOLAS PRIVADAS? SERÁ QUE ESSES CURSINHOS DE CAPACITAÇÃO DARÃO CONTA DE INFORMAR TODO ESSE DESPREPARO E DESINFORMAÇÃO QUE ESTAMOS ASSISTINDO, NAQUELES QUE TEM SE MANIFESTADO?
ONDE ESTÃO OS PROFISSIONAIS DA HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA
AFROBRASILEIRA, QUE TEM SE MANTIDO QUIETOS EM SEUS CANTOS?
HÁ LISTAS ESPECIALIZADAS NO ASSUNTO NA INTERNET, QUE SE MANTIVERAM INERTES.
A HORA DE SE ABRIR PARA O DEBATE E MOSTRAR A NECESSIDADE DAS COISAS É AGORA.
ESSE PROCEDIMENTO É O MESMO DO INÍCIO DAS COTAS, ONDE COTISTAS FICARAM À MERCÊ DOS LEÕES, COM OS "CAPACITADOS" ASSISTINDO.
QUEREM O QUE?
QUE A JUÍZA SUSTENTE SOZINHA SUSTENTE UMA LIMINAR PLEITEADA E DEFERIDA?
HÁ OUTRAS CIDADES PARA FAZER O MESMO TIPO DE AÇÃO PROATIVA E LEGAL?
VAMOS PARA A BRIGA.
HUMBERTO ADAMI
www.adami.adv.br
www.iara.org.br
http://humbertoadami.blogspot.com
http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2008/06/18/justica_quer_confirmar_se_escolas_ensinam_cultura_afro-brasileira-546867493.asp
94comentário(s) para esta matéria
Justiça quer confirmar se escolas ensinam cultura afro-brasileira
1.
Kaiser Dias Schwarcz
20/06/2008 - 11h 41m
Pela lei o tema deve ser tratado de forma transversal nas disciplinas
de história, geografia e sociologia.
Acho a lei necessária, já que a tendência no Brasil ainda é a de
contar a história do ponto de vista da elite branca que colonizou o país. O
ponto de vista do negro e do índio também deve ser estudado e ensinado. Ficamos
um ano inteiro estudando a história da família real imperial (D. Pedro I e II),
enquanto do Zumbi só ouvimos falar de passagem; isso porque é o mais famoso.
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2.
Mark22
20/06/2008 - 11h 34m
Marcelo Castro de Lima Oliveira,
eu concordo contigo no que diz. Mas seu argumento contém um erro já
que o ministro que vc citou entrou no STF exatamente pelo Lula querer por um
ministro negro lá.
Mas eu sou negro e acho que esse negócio de cota e outras coisas são
todas bobagens.
Se a pessoa não está realmente preparada pra um curso superior desses,
isso não ajuda muito. Tbm acho que as pessoas devem passar por merecimento. O
negócio é dar chance pras pessoas conseguirem tudo sozinhas.
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3.
fglm
20/06/2008 - 10h 33m
Estamos criando uma geração de brancos racistas, ao verem os negros
possuirem tratamento privilegiado. Vejo isso no caso da UERJ nitidamente. Por
que não fazem uma pesquisa com alunos de lá e também com a população geral,
segregando a opinião em negros e não-negros? Simples, porque essas medidas
seriam rejeitadas, inclusive entre os negros!
No futuro, os brancos brasileiros serão tão racistas quanto os brancos
norte-americanos...
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4.
Marcello Castro de Lima Oliveira
20/06/2008 - 10h 23m
So leitores alinhados ao movimento que visa conceder privilégios aos
negros em detrimento dos pobres de outras origens não admitem que trata-se de um
esforço de certa ala da esquerda existente há já algum tempo.
A história de nossa formação social, com negros, índios e brancos
sempre nos foi ensinada.
Não há necessidade de "leis", cotas e outros privilégios.
Negros ilustres, como o atual ministro do STF não precisaram disso!
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5.
jose antonio teixeira
20/06/2008 - 10h 22m
Eu só posso rir hahahahahahahaha
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6.
Eleitor
20/06/2008 - 10h 09m
Mais uma lei que visa dar emprego a batuqueiro e tocador de berimbau e
cuica.Pois certamente estes grandes mestres da música serão contratados pelo
Desgoverno para ensinarem suas milenares tradições musicais. À propósito não se
esqueçam de incluir no curriculo o desenvolvimento atual da Africa subsaariana
com os magníficos massacres atualmente em andamento nas diversos paises.
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7.
Jader Tadeu Fantin - email
20/06/2008 - 09h 48m
Estou abismado com os comentários dos leitores acima. Pelo visto não
entendem minimamente do assunto tratado. Essa liminar visa verificar se o tema
está sendo tratado de forma transversal nos currículos, ou seja, está sendo
tratada em geografia, história, filosofia e sociologia. Não´é uma disciplina
específica. Conteúdos como estes de cultura afro e indígena devem estar
presentes nas salas de aula, visto que dizem respeito a nossa própria história
de formação social.
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8.
Heitor Bonfim
20/06/2008 - 09h 37m
História da África, coitados, não sabem nem geografia, a África é um
continente imenso, abriga o Deserto do Saara, com cultura própria e não tem nada
haver com negros escravos. Abriga a Argélia. Francamente, os marxistas só vêem a
geografia que lhes interessa, aquela que serve para cozinhar o cérebro das
crianças e molestar estudantes. Senador Magno Malta, tem molestador de crianças
na área. Pau neles.
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9.
Heitor Bonfim
20/06/2008 - 09h 33m
Será que consta no currículo escolar da cultura afro que Zumbi dos
Palmares mandou matar Ganga Zumba, seu opositor - ele queria a paz, mas Zumbi
queria a guerra. Tenho certeza que não. Não consta porque deve ter sido
devidamente filtrada pelos apologistas marxistas.
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10.
GERALDO DUTRA
20/06/2008 - 09h 24m
TALVEZ NOS DEVERIAMOS CONTAR QUE OS NEGROS VENDIAM OS SEUS PROPRIOS
NEGROS PARA OS BRANCOS ESCRAVIZAREM. OU QUEM SABE QUE TRIBOS RIVAIS MUTILAM,
ESTRUPAM E HIMILHAM SEUS PROPRIOS IRMÃOS.
NÃO TEM NADA QUE ENSINAR.
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11.
Marcello Castro de Lima Oliveira
20/06/2008 - 09h 09m
Essa idiotice começou com Fernando Henrique, que dizia ter "um pé na
cozinha" (palavras dele) e continua no desgoverno lulla
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12.
Heitor Bonfim
20/06/2008 - 09h 01m
Outra cultura que degringolou e é usada em apologia pelas ideologias
de esquerda é a cultura dos índios, mais precisamente da Bolívia e Venezuela,
onde predomina a cultura à maconha, como se ela fosse a solução para a
humanidade, triste fim. Negros e índios cultivando a erva do fim dos tempos.
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13.
Alvaro Gonçalves de Barros
20/06/2008 - 09h 00m
Quanta coisa mais importante para se ensinar nas escolas, tanta
matéria mais útil e vão ter que ensinar agora cultura afro..... que absurdo....
verdadeira cultura inútil......aumentem a carga horária de português e
matemática que os alunos irão ganhar muito mais, estarão bem mais preparados
para o futuro do que aprender essa baboseira de cultura afro, verdadeira palhaçada.
Ralmente, os governantes querem a população cada vez mais burra, assim
podem mesmo dominar.
Cultura afro, PALHAÇADA!!!
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14.
jose gilberto de freitas oliveira
20/06/2008 - 08h 59m
Por que não se ensinar bem português e matemática ao invés dessa
matéria que em nada beneficiará ao aluno brasileiro ? Isso é mais um privilégio.
Antigamente nossas autoridades não se preocuparam com o favelado, composto
praticamente só de negros, deu no que deu e, agora, querem encher de privilégios
os negros, cuidado com o resultado final, negro é muito mais racista do que o
branco.Estamos criando cobras para nos picarem, é lamentável tais atitudes, É
muita hipocrisia das autoridades. Acordem
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15.
Celene Mira Lacerda
20/06/2008 - 08h 57m
Que lei mais ridícula !!!!!!!! Depois reclamam que os estudantes de
escola pública não passam para as universidades públicas, mas tb, tendo q
estudar a cultura africana ao invés de matemática e português .....
Pelo amor de Deus ......
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16.
Champolion
20/06/2008 - 08h 41m
Minha santa mãe do céu. Não sabia dessa lei. Coitadas das criançar.
Aprender matemática e português vêm por último nas prioridades.
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17.
jose gilberto de freitas oliveira
20/06/2008 - 08h 40m
Se houvesse o que se aproveitar dessa história, eu estaria de acordo
mas, isso é um absurdo. Nunca vi nada que me enriquecesse culturalmente relativo
aos africanos. É um povo violento, assassino, sem princípios e que, o estudo
sobre o mesmo, em nada ajudará ao brasileiro. Isso é um privilégio, existe coisa
muito mais importante para se preocupar. Esse nosso Brasil é uma esculhambação
só,não bastasse as nojentas, dejetas e inaceitáveis cotas, agora querem também
impor esse estupro didático
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18.
Flakk
20/06/2008 - 08h 24m
quero ver se o ensino da "cultura afro" vai ensinar o
subdesenvolvimento e as atrocidades que continuam a ocorrer na afrika.
quero ver se vão mostrar as jostas tipo angola, moçambik, zimbabue,
afrika do sul, nigeria, congo, uganda, sudão, etc et que conseguiram PIORAR
depois da expulsão dos europeus.
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19.
Heitor Bonfim
20/06/2008 - 08h 12m
A luta dos negros já terminou faz tempo, pois na áfrica se renderam a
guerrilha esquerdista, alimentadas por armamentos da China comunista e da união
soviética.
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20.
Heitor Bonfim
20/06/2008 - 08h 09m
A luta dos negros no Brasil termina nas favelas em meio ao tráfico,
triste fim. Ou, então, batendo lata em alguma ONG.
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21.
RobertoMattos
20/06/2008 - 08h 06m
Nosso país tem, em sua formação, a influência de diversos povos,
incluindo os povos africanos. Ensinar as particularidades dessas diversas
culturas é muito importante, mas obrigar a adoção exclusiva do ensino da
afro-cultura, por favor, isso é racismo. Só é.
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22.
Sandra Ribeiro
20/06/2008 - 07h 18m
O projeto pedagógico brasileiro está completamente inadequado para os
dias atuais.Preferi deixar meu filho tenista dedicar sua vida ao esporte pois
tinha pena de ver os outros frequentando essas escolas falidas.Para suprir o
aspecto formal da "educaçao" fez supletivos.Para se educar leu muuuitos livros e
viajou o Brasil inteiro e aprendeu o ingles.Hj está muito além dos que tiveram
educaçao convencional.
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23.
del-rey
20/06/2008 - 07h 03m
Isto esta cheirando a discriminaçao. JOSE WALTER, ESTES "FALASTROES"
QUE VOCE ESTA DIZENDO AI, NAO ESTA NEM PERTO DO VOLUME - BARULHO- QUE A
"DITADURA DO ARCO IRIS" ESTA PROVOCANDO. E VOCE NEM TOCOU NISSO. PREVILEGIO E
ISSO. AO CONTRARIO QUE VOCE DISSE NEM TODOS SAIRAM DA "CASCA"
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24.
André Luiz Azevedo dos Santos - email
20/06/2008 - 05h 26m
Trabalho na Nigéria há quase três anos e, antes de vir para cá,
procurei publicações sobre o país em diversos lugares e pouco encontrei. A
produção de textos de história africana é pequena, mesmo nos idiomas inglês e
francês. Em português, é praticamente inexistente. Há honrosas exceções (ver
Costa e Silva), mas tenho dúvidas sobre o conteúdo a ser ensinado para alunos de
primeiro e segundo grau. Em geral, verifica-se uma visão "romântica" do
continente, o que pouco contribui para a compreensão
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25.
José Walter
20/06/2008 - 04h 35m
Em um país justo não se pode ter melhores ou piores e sim iguais.
Repito sou contra privilégios exacerbados como por exemplo, as cotas pela cor da
pele, que é vexatório... Porém, concordo que os negros tenham respeitado o seu
lugar na história, descrita de forma decente e orgulhosa.
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26.
José Walter
20/06/2008 - 04h 30m
Estou reparando que finalmente as pessoas em geral estão saindo da
"casca" e se insurgindo contra os abusos e privilegios de um grupo falastrão que
defendem os supostos direitos dos negros. Ora, direito é uma coisa, privilégio é
outra bem diferente. Esse grupo deveria lutar pela igualdade social de todos os
brasileiros, negros, morenos, pardos, brancos pobres, paraíbas, indios pois
todos sofrem discriminãção. Não vejo ninguém falar de melhoria do ensino
fundamental que beneficiaria a todos.
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27.
JaimeFilho
20/06/2008 - 03h 15m
Espero que não esqueçam de incluir nas aulas que eram os próprios
africanos que escravizavam seus "irmãos" e os trocavam com os europeus (que, por
sua vez, continuavam o ciclo mantendo essas pessoas escravas até o fim da vida,
e depois seus filhos)... em resumo, que nessa estória de escravidão todos os
envolvidos são parte da mesma massa humana em sua miséria e maldade.
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28.
Luiz Lourenço d'Almeida
20/06/2008 - 01h 24m
Moderador,
Você poderia nos explicar por que as palavras "c-o-r-j-a i-m-u-n-d-a"
não passam pelo filtro automático dos comentários, mas "vermes" é aceita
normalmente? Fiquei curioso, já que nenhuma é palavrão, insulto, etc.
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29.
Luiz Lourenço d'Almeida
20/06/2008 - 01h 20m
Acho que isso nem merece nossos comentários. Somos todos brasileiros e
temos de estudar a história do Brasil. As demais culturas e povos entram nos
estudos gerais de geografia e história mundial.
Se o governo quisesse mesmo transformar nosso país, criaria a matéria
obrigatória de Cidadania, durante os 11 anos do 1o e 2o graus. Mas isso seria um
tiro no pé dos nossos políticos podres, pois um povo consciente dos seus
direitos e deveres jamais votaria nesses vermes.
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30.
Luiz Lourenço d'Almeida
20/06/2008 - 01h 19m
teste
94comentário(s) para esta matéria
Justiça quer confirmar se escolas ensinam cultura afro-brasileira
1.
Geraldo123
19/06/2008 - 23h 47m
As pessoas estudam a história européia porque ela foi o fator
determinante em todo o mundo atual,não é uma questão racial.Querem estudar a
África? Ótimo.Só que vai ser um grande enfileiramento de fatos de "como a Europa
colonizou a África".Porque a mesma influência que tivemos do Velho Mundo aqui,os
africanos tiveram lá.E vamos continuar destruindo a nossa educação, graças a
essas INGERÊNCIAS EDUCACIONAIS.Em breve teremos um sistema educaional comparável
ao dos países mais pobres da África.
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2.
Magal Sandra Rosa
19/06/2008 - 22h 28m
Simone Mendes,
Se esqueceram do indio porque o autor da materia deve nao deve ser
indio...
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3.
Magal Sandra Rosa
19/06/2008 - 22h 26m
Palhacada de um povo imaturo, onde o racismo alvinegrlo impera
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4.
Marcello Castro de Lima Oliveira
19/06/2008 - 22h 17m
Nos temos, no Brasil, negros ilustres como ministros, advogados,
médicos, etc. de renome, que honram nossa nacionalidade
Eles não precisaram e nem concordariam com a tendência de certa ala
doente da esquerda brasileira de se criar um "arianismo negro" no país, criando
privilégios odiosos para os afro descendentes, que irá provocar ressentimentos e
discriminações em nossa sociedade.
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5.
jose antunes moreira - email
19/06/2008 - 21h 40m
Que maravilha,
No maior pais multiracial do planeta, onde todos somos iguais
????Samba, Carnaval, Mulher Melanciam Morango Jaca etc etc etc.
Porém uma sentença para colocar o estudo da nossa origem que a elite P
da vida.
lamentável.;. .;. .;.
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6.
JORGE A PEREIRA
19/06/2008 - 21h 37m
Sinceramente é dificll acreditar !!!
Será que irão ensinar nas escolas que os africanos escravizavam seus
inimigos derrotados e os trocavam por mercadorias com os europeus?
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7.
Marcello Castro de Lima Oliveira
19/06/2008 - 21h 31m
É por legislações absurdas como essa, interferindo no ensino
brasileiro, que o nível de nossos estudantes é dos piores do mundo !
Até quando incentivaremos apenas a sub-cultura neste país?
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8.
P_DA_VIDA
19/06/2008 - 21h 21m
Aproveita e checa quimica, fisica, geografia, portugues, matematica,
historia, estudos sociais, educacao fisica e biologia tambem.... Agora falando
serio... do mesmo jeito que estudamos a historia de nossas raizes europeias,
deveriamos estudar a historia de nossas outras raizes... Africa e as naao
indigenas aqui existentes... Assim seria um estudo verdadeiro da historia do Brasil
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9.
PC2008
19/06/2008 - 21h 16m
E A HISTÓRIA DO BRASIL VAI SER CONTADA LÁ NA ÁFRICA OU SÓ INTERESSA A
DOS QUE ESTÃO AQUI?
PALHAÇADA, CADA POVO TEM SUA HISTÓRIA E CONHECE QUEM TEM INTERESSE.
E OS JAPONESES? ALEMÃES? POLONESES? LIBANESES? ESTES SÃO MINORIAIS DAS
MINORIAS ? É ISTO?
CHEGA DE BESTEIRA E VAMOS CAIR NA REAL , ESTADANTE TEM QUE ESTUDAR
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, FÍSICA, ETC. ISTO É MUNDIAL.
E BATE TAMBOR E DANÇA AFRO NO INTERVALO DAS AULAS . NÃO ESTA BOM ASSIM?
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10.
fabio idalino alves nogueira - email
19/06/2008 - 21h 03m
E INCRIVEL A BRUTAL FALTA DE CONHECIMENTO REFERENTE A ESTA LEI.PARECE
QUE O NEGRO CONTAR A SUA PROPRIA HISTORIA SERIA COMO SE FOSSE UMA AFRONTE A
NOSSA SOCIEDADE.
NA HORA DO SAMBA E FUTEBOL TODOS SOMOS IGUAIS,MAS PARECE QUE NA HORA
DE REPARTIMOS O BOLO DA IGUALDADE........AI ESTAMOS FALANDO OUTRA LINGUA.FICO
ESPANTADO COM UM DEBATE TAO FRANCO,SEM ALTERNATIVA E SEM CONTEUDO.PENA.
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11.
Alien-8
19/06/2008 - 20h 03m
A cultura africana é extraordinária, é... a cultura asiática é
extraordinária, a cultura européia é extraordinária, a cultura americana é
extraordinária, a cultura indonésia é extraordinária, e a cultura do inergúmeno
que quer regular o que se ensina nas escolas a esse ponto deve ser do tamanho de
um camundongo. Daqui a pouco teremos que babar nos pés dos negros, pedir licença
para usar o mesmo banheiro e subir pelo elevador de serviço... COMO BRASILEIROS
SEREMOS OBRIGADOS A SERMOS RACISTAS!
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12.
marcogaucho - email
19/06/2008 - 19h 45m
NÃO SABIA DESSA IDIOTICE. SÓ PODE TER SAÍDO DA CABEÇA DE ALGUMA MENTE
DOENTIA. NOSSOS ALUNOS MAL SABEM HISTÓRIA DO BRASIL, VÃO TER QUE APRENDER SOBRE
A HISTORIA DA ÁFRICA ??? TEM QUE INTERNAR ESSA GENTE !!!
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13.
Gauguin
19/06/2008 - 19h 41m
A cultura Africana é extraordinária. Só um exemplo: o Egito. Eu
estudei muita coisa quando fiz o ginásio, uns 60 anos atrás. Hoje, se
perguntarem a muito marmanjo por aí, qual é a capital do Egito, a maioria não
saberá. Mas este pretendido novo curriículo tem outra finalidade: manipular as
mentes jovens com interesses políticos. Apenas isto.
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14.
FLAVIA FEIJO DE ALMEIDA
19/06/2008 - 19h 35m
Uma ótima idéia checar. Duvido que 100% comprovem estar cumprindo esta
lei.Gostaria também de uma avaliação de qualidade de como se propõe a escola a
interessar os estudantes no assunto, sem criar apenas mais um capítulo do
livro-base a cair na prova.
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15.
Simone Mendes
19/06/2008 - 19h 34m
Só para lembrar: a lei é sobre a cultura afro-brasileira e INDÍGENA.
Esqueceram dos índios por quê?
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16.
Capitão Caverna
19/06/2008 - 19h 15m
A escola agora vai ser cheia de matérias. História de negros, filmes,
filosofia, ciência social.
Haja saco!
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17.
ana roberta tartaglia
19/06/2008 - 18h 47m
Por que privilegiar o ensino da historia de uma outra nação, qdo
vivemos no Brasil? Seria mais interessante que aprendessem a Historia do Brasil
- na integra e sem as já costumeiras distorções. No minimo, aprender com os
erros do passado faria com que evitássemos os do presente ou que pelo menos, os
identificássemos.Brasileiro é fruto de mistura de povos - de todos os que vieram
aqui colonizar, dominar e produzir. Isso é um racismo imposto de cima pra baixo
: das instituições para o povo!
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18.
oswaldo e
19/06/2008 - 18h 05m
Juiza com muito tempo disponível ... Poderia ajudar seus pares nos
processos pendentes.
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19.
zentnerstrasse
19/06/2008 - 17h 59m
Já estive algumas vezes na África, trabalhei e conversei muito com
africanos lá.
A história que eles aprendem nas escolas se resume a fragmentos de
suas origens, tribos que não faziam registros e guerras entre etinias . Na época
mais recente, venda de povos vencidos para europeus.
Nada acrescentaria aos brasileiros negros. Assim como os brasileiros
de origem judaica, finlandesa ou grega. Todos precisam ter seu passado apenas
como um registro de origem e olhar para o presente no Brasil.
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20.
Marco Fernandes Sá
19/06/2008 - 17h 58m
Que tal ensinar a cultura branca também? a Bossa Nova? o rock?
Chega de racismo de forçar tudo de negro a ser obrigatorio.
É vaga, é ensino, etc.
Porque não ensinar a cultura indigena então, que são os verdadeiros
brasileiros?
Ou a cultura amarela dos nossos irmãos japoneses?
Ah... faça me um favor.
Isso é que é racismo!!
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21.
Zé-do-povo
19/06/2008 - 17h 43m
A raça negra em breve vai passar a raça branca em nº de habitantes no
Brasil. Com reserva de vagas nas universidades, não vai demorar e nos tornaremos
uma nação africana na América do Sul. A reserva de vagas é injusta e o ensino da
cultura africana um absurdo, já que ela só interessa aos negros e descendentes.
Os negros não são inferiores nem menos inteligentes para ter essas
prerrogativas. Nós mal conhecemos a nossa própria História, o que interessa a
africana?
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22.
Katia Liberatori
19/06/2008 - 17h 36m
continua...nunca vou me esquecer desta moça do Senegal!!Nos olhos
dela,eu vi o sofrimento de um povo,mas ao mesmo tempo vi o perdao!!!E isto é
algo,que so' os puros de coraçao possuem!!!
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23.
Katia Liberatori
19/06/2008 - 17h 35m
continua...
tinham prisioneiros os negros "raptados" nas florestas ao redor!!!Era
uma mulher de uma doçura unica!!!Mas eu me pergunto;"como é possivel,fazer
escravo,um seu semelhante?um humano??Tirar-lo da sua dignidade,da sua familia??E
vcs acham que a escravidao acabou???Nao,nao acabou nao!!Infelizmente,a
humanidade muitas vezes é mais irracional,do que muitos animais!!Mas nao é com
uma lei anti racismo,que vc acaba com ele!!!Pelo contrario,as vezes até piora a
situaçao!!Nunca vou me esquecer
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24.
Katia Liberatori
19/06/2008 - 17h 30m
O racismo é algo abominavel!!E' algo nojento,que infelizmente consegue
sobreviver,em qualquer naçao!!Na minha opiniao,penso que para sabermos mais de
outros povos,devemos estudar e ler muito,mas muito mesmo!O ano passado estava na
praia,aqui na Italia,eu estava lendo "Raizes",passou uma vendedora ambulante,era
do Senegal e me viu lendo este livro!!Pela primeira vez na vida,fiquei com
vergonha de ser branca!!Ela me falou da fortaleza,que hoje é museu,aonde
portugueses e ingleses,tinham prisioneir
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25.
Waldir Pinto de Araujo Filho
19/06/2008 - 17h 29m
O Brasil está engantinhando na gestão de sua vida, a formação
brasileira ainda está por se fazer. E essa deficiência que apresentamos hoje,
enquanto nação, de não saber bem o que fazer, como agir, dá lugar ao bando de
aproveitadores que se enraizaram na cultura, na educação, na política, etc.
Infelizmente, essa gente tomou não só o 1o, mas o 2o e 3o escalão da vida
nacional. Sugerir tolices e apoiar cretinices é a consequência óbvia. O pior: o
povo se vangloria de sua "cultura" e não evolui.
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26.
tuinia souza
19/06/2008 - 17h 24m
GENTE, JÁ ESTÃO FALANDO EM RACISTA... TSC,TSC.....
PERDE UMA HORINHA DO SEU TEMPO E VAI VISISTAR UMA ESCOLA PÚBLICA....
AH, MAS CUIDADO...
É SEPARADO POR FACÇÃO.
CUIDADO AO FALAR "JÁ É" OU "É NÓIS"...
AFFFFFFFFFFFFFF......
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27.
tuinia souza
19/06/2008 - 17h 21m
SERÁ QUE A TAL JUÍZA TEM IDÉIA QUE A MAIORIA CHEGA A 5ªSÉRIE
SEMI-ANALFABETA ?
KKKK É PATÉTICO....
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28.
AKmelo
19/06/2008 - 17h 19m
Dqui a pouco tb sera obrigatorio "Historia do futebol", hehe!!
Eita pais de bos.ta!!!!!!!
A juventude mal sabe ver o mapa do Brasil, dirá aprender historia
afro-brasileira!!
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29.
fabio idalino alves nogueira - email
19/06/2008 - 17h 19m
entro no site e vejo o manifesto de vários anti-racistas contrario a
lei.por quê?por quê esses anti-racista são contrário a esta lei?será pelo fato
que os protagonistas são os negros?a resposta não quer se calar.....
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30.
tuinia souza
19/06/2008 - 17h 17m
SR FABIO,
ANTES DE OUVIR SUA HISTÓRIA, SERIA BOM NÃO HAVER MAIS CRIANÇAS
ESTUDANDO EM CONTÂINER E TENDO SEM ANOTAÇÕES "SP" NO BOLETIM.
SABE O QUE É ISSO? SEM PROFESSOR.
PARE DE DEMAGOGIA. NÃO ESTAMOS NA SUÍÇA PRA PERDER TEMPO COM BOBAGENS
QUANDO NEM O ESSENCIAL É FEITO.
PODE FALTAR MATEMÁTICA, QUÍMICA, BIOLOGIA, FÍSICA, MAS NÃO ENSINO AFRO.
POR ISSO QUE CONTINUAMOS ESSA JOSTA DE PAÍS!
94comentário(s) para esta matéria
Justiça quer confirmar se escolas ensinam cultura afro-brasileira
1.
Lego1
19/06/2008 - 17h 16m
Quero saber quando vão colocar no currículo a cultura europeia, a
indígena, a oriental...Quero saber do minueto, da cerimônia do chá, etc.No
momento em que as pessoas se apartam da sociedade, dizendo "sermos ...", não há
unidade que sobreviva.
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2.
fabio idalino alves nogueira - email
19/06/2008 - 17h 15m
existem atualmente três universidades que aplicam esta lei em seus
cursos de pós-graduação:uff,candido mendes e simonsen.
será muito bom conhecermos a nós mesmos.sabemos que cometemos muitos
errospor isso,precisamos aplicar esta lei.
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3.
Tirésias
19/06/2008 - 17h 13m
Demagogia, demagogia, demagogia...
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4.
fabio idalino alves nogueira
19/06/2008 - 17h 08m
finalmente chegou o momento de o negro falar a sua propria
história,suas lutas historicae sua participação no processo de desenvolvimento
do brasil.acabará aquele esteriopico de sermos bons somente na cozinha e no
futebol.agora poderemos conhecer os nossos herois como joão
candido,dandara,luíza mahín,a revolta dos males e outros.
lamento de estar muito incomodado,mas, agora voces terão de ouvir
também as nossas historia sem fantasia,
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5.
feliciamaria
19/06/2008 - 17h 00m
As escolas não devem ter de ensinar cultura afro-brasileira, cultura
européia, cultura indígena, etc. Para isso existem as aulas de História. Que
ensinam as gerações atuais a história das gerações passadas, que é a história da
humanidade, a qual todos pertencemos.
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6.
joao batista da silva junior - email
19/06/2008 - 16h 33m
Os negros foram renegados e segundo o senhor Matheus Giovani nem tem
cultura rellevante exatamente pq pessoas como ele dominaram o pensamento durante
muito tempo, mas agora queremos reverter isso
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7.
Matheus Giovanni
19/06/2008 - 16h 18m
Acho uma palhaçada essa doutrinação politicamente correta, pois não
sejamos hipócritas em reconhecer que os negros não têm qualquer rica herança
histórica, pois, não fossem os brancos, estariam relegados à mais triste miséria.
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8.
AKAGomes
19/06/2008 - 16h 16m
Num país onde a maioria da população é formada de semi-analfabetos e
miseráveis, que vivem abaixo da linha de pobreza, eles tinham que ensinar um
ofício e o be-a-bá ao povo, mas sem essa demagogia barata de político
sul-americano explorador da ignorancia do povo.
Dá raiva de ver coisas deste tipo, até porque o país continua nesta
m---a e os políticos criando leis inúteis para terem seus minutinhos de discurso
nos palanques.
Êta país bom esse, né?
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9.
tuinia souza
19/06/2008 - 16h 14m
MEU DEUS , SÓ O JUDICIÁRIO DESSE PAÍS, SINCERAMENTE...
AS ESCOLAS NÃO TÊM NEM AS MATÉRIAS BÁSICAS, QUE DIRÁ AFRO.
SIMPLESMENTE RIDÍCULO.
CRIANÇAS SEM PROFESSORES, ESTUDANDO EM CONTÂINER E A GENTE TEM QUE LER
UMA NOTÍCIA DESSAS.
JUÍZES SEM NOÇÃO, ALIENADOS , FORA DA REALIDADE.
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10.
AKAGomes
19/06/2008 - 16h 12m
Quanta demagogia!!!
Por que criar uma lei para obrigar as escolas a ensinarem a cultura
afro-brasileira?
Já querem colocar os negros nas universidades sem vestibular pelo
regime de cotas, querem ensinar a cultura afro aos brasileiros, só falta agora
mais leis exigindo a contratação de negros pelos empregadores.
A quem interessa isso?
Só pode ser aos políticos demagogos, que estão criando o racismo
oficializado no Brasil.
Vamos parar com isso!
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11.
Bogomil
19/06/2008 - 16h 06m
Essa juíza quer ter os seus 15 minutos de fama.
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12.
Marta Lima e Sousa
19/06/2008 - 15h 41m
será que nas escolas estaduais do RJ será dada essa matéria? A cada
dia 12 professores abandonam as salas devido ao salário, condições de trabalho,
que em algumas é insalubre. Tem aluno que não se interessa por matérias
primordiais imagina essa. É um asssunto pertinente, mas convenhamos, na nossa
realidade não dá. Faltam professores de física e química e história entre
outras. Tem professor habilitado para essa disciplina? Vai ser igual aos
professores de religião. Aluno nenhum gosta.
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13.
Ana Glória
19/06/2008 - 15h 33m
Belo comentário Waldir Filho!!
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14.
alexmend
19/06/2008 - 15h 29m
Valeu Waldir Pinto.
Excelente comentário !
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15.
antonio santos aquino
19/06/2008 - 15h 25m
Não creio que esta lei resista a um questionamento jurídico. Tudo
indica que seja INCONSTITUCIONAL. PORQUE? Porque está provado científicamente
que o povo brasileiro é formado de índios, portuguêses e negros. O
CONSTITUCIONAL SERIA ESTUDAR A MISCIGENAÇÃO DO POVO BRASILEIRO. DESTACANDO O
VALOR E A CONTRIBUIÇÃO DE CADA RAÇA. Os negros estão sendo usados politicamente
pelos MALANDROS DO PT. Fazem estas léis sabendo que não se pode RESSALTAR UMA
RAÇA EM DETRIMENTO DA OUTRA.
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16.
MNASouza
19/06/2008 - 15h 22m
As salas de aula das escolas brasileiras deveriam ser transformadas em
SALAS DE CULTURA MUNDIAL. Para dar um exemplo clássico, comemoramos o Centenário
da Imigração Japonesa. Quando aqui chegaram, eram quase escravos, trabalhando a
troco de comida. Souberam se emancipar às custas do próprio
suor e introduziram mais conhecimentos que os africanos. Nem por isso
existe uma lei que obrigue as escolas a ensinar nada a respeito do Japão. ESTA
LEI É COISA DE DESOCUPADO. LEI DE COTAS PARA JAPONESES JÁ.
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17.
Waldir Pinto de Araujo Filho
19/06/2008 - 14h 55m
Esse país é de samba, pizza e de leis sem sentido. Pagam menos de 800
reais em média a um professor, as escolas não tem higiene, espaço, segurança,
bibliotecas, e, pasmem, professores. Aí aparece um grupo bem organizado e diz
que precisa inserir, fora da cadeira de História, uma específica para história
da cultura afro-descendente..Por que não incluir, també, a cultura portuguesa,
pois há algo mais ligado ao país do que a relação com Portugal.. Educação é
coisa séria, não ferramenta política!!
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18.
LcpsRio
19/06/2008 - 14h 42m
Como querem o cumprimento dessa lei, se não existem professores formados?
Não seria melhor formar professores antes?
Falei com alguns professores, eles até acham que essa matéria é bem
vinda, pois a maioria dos alunos das escolas públicas são de descendentes de
negros, segundo esses professores, a história ajudaria na valorização da cultura
Afro-brasilleira.
As demais culturas para quem não sabe, existem escolas voltadas
somente para esses grupos, onde não se fala português.
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19.
Carlos Jose Rocha
19/06/2008 - 14h 39m
Olha, acho que antes de ensinar a cultura africana devia reforçar o
estudo da brasileira, porque o que tem de Neguinho que não sabe nada de história
e não sabe que "mermo" na verdade é mesmo....
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20.
luciane lucca - email
19/06/2008 - 14h 26m
eu acho ótimo! principalmente se ensinarem que os negros escravizados
eram vendidos lá na áfrica por outros negros
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21.
ivoferreirasilva
19/06/2008 - 14h 13m
Além dos politiqueiros e demagogos, a quem interessa o estudo da
cultura afro ?
Colocam tanta porcaria no currículo escolar, e no final ninguém
aprende nada.
Brancos e negros estão se lixando pra África.
Quando sai no jornal que algum brasileiro foi barrado tentando entrar
em algum país africano ?
NUNCA !
De lá o pessoal quer distância!
Chega de demagogia!
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22.
Farinha58
19/06/2008 - 14h 07m
Pura falta do que fazer!!!!
Porque não colocar no currículo escolar, educação no trânsito,
cidadania....pelo que eu aprendi, já existe a história do negro, matéria que é
dada aos alunos.Qualquer dia será crime ser branco neste país!!!!!!!!!!!!!!!
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23.
Urquisa
19/06/2008 - 14h 02m
Que palhaçada, hein!!
Não tinham nada melhor para se preocupar?
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24.
Ricardo Wagner
19/06/2008 - 13h 21m
O mundo não se resume a Africa. Mal existem professores de história
capacitados e dispostos a ensinar história do Brasil, que o diga de um
continente como a África onde só pra catalogar a quantidade de etnias e sua
história seria preciso uma faculdade a parte... Lei não faz surgir profissionais.
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25.
Wolmar Murgel Filho
19/06/2008 - 13h 17m
Meu pai do ceu.......
Tornar obrigatorio?????
Alguem ai sabe me dizer o q existe em materia de pesquisas e
levantamentos para ser ensinado??
Q povos ou etnias serao estudados? O periodo colonial e imperial na
africa? A luta do movimento negro????? Q fontes existem para ser pesquisadas??
Onde esta o MEC para dizer qual a ementa a ser seguida?
Francamente, esse tipo de coisa esta muito mais para a academia
(historia, antropologia, sociologia...) e nao para o ensino medio.
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26.
M_Z
19/06/2008 - 12h 47m
Coisa de comunista.
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27.
brandemburgy
19/06/2008 - 12h 25m
Jorge Luís Rodrigues dos Santos:
Faço minhas as suas palavras.
Parabéns!!!!!!!!!!
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28.
brandemburgy
19/06/2008 - 12h 17m
Continuando... e sim por lutas próprias, inclusive como as de ZUMBI
DOS PALMARES.
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29.
brandemburgy
19/06/2008 - 12h 15m
Marcus Vinicius Nogueira:
O estudo das culturas as quais vc se referiu já nos são "enfiados
goela abaixo", desde a alfabetização. Todas são referenciadas, em todas as
classes escolares do país, até agora só não ensinaram nas escolas que o negro
além de possuir cultura própria, foi o responsável pela produção da riqueza que
a elite concentra nesse país e demais da Europa , para onde foram
"contrabandeadas", além de não ter sido liberto por benemesse da
princesa"branca" Izabel.
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30.
Marcus Vinicius Nogueira
19/06/2008 - 11h 48m
pq nao tem estudo da cultura portuguesa, alemã, francesa, holandesa,
japonesa, italiana, tupi e mais tantas outras raças e culturas que fazem parte
da grande miscigenação que é o Brasil.
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94comentário(s) para esta matéria
Justiça quer confirmar se escolas ensinam cultura afro-brasileira
1.
marize campos branquinho - email
19/06/2008 - 11h 39m
UM PAÍS ONDE OS JOVENS CHEGAM AOS 18 ANOS SEM SABER FAZER CONTA DE
MULTIPLICAR POR 5, QUE RELEVÃNCIA TEM APRENDER CULTURA AFRO ? PRECISAMOS DE
ENISNO TÉCNICO, OU MAIS ALGUNS ANOS O BRASIL NÃO SE SUSTENTARÁ COM TANTOS
ANALFABETOS !
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2.
THELOWER
19/06/2008 - 11h 30m
E a história de Portugal, que, OBVIAMENTE, não começa em 1500? E as
histórias das outras nações (dos imigrantes) que também compõem a nossa? Da
Itáli, da Espanha, do Japão etc? Na verdade, hoje em dia, não se ensina história
nenhuma nas escolas, apenas prozelitismo esquerdista. Lamentável!
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3.
zentnerstrasse
19/06/2008 - 11h 16m
Seria mais útil hoje concentrar os esforços educacionais em PORTUGUÊS,
MATEMÁTICA e outras matérias mais relevantes, uma vez que os recursos são
escassos...
Essa cultura sim, reduzirá as diferenças existentes no país
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4.
Jorge Luís Rodrigues dos Santos
19/06/2008 - 11h 05m
É contraditório verificar o cumprimento de leis no Brasil : após 5
anos ainda não temos o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira
adequadamente implementado. É o racismo que é tão forte que não respeita nem
mesmo as leis ou a hipocrisia racial da sociedade brasileira que tenta negar a
importância da participação dos negros na formação do Brasil ? Enquanto isso,
comemora-se os 100 anos da imigração japonesa e ignora-se os 120 anos da
abolição da escravatura ! Este é o Brasil !!!
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domingo, 22 de junho de 2008
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Um comentário:
Que hora é esta, ou quando será a hora a que se refere o Sr. Edgar Flexa Ribeiro?
Acredito que já passou da hora de reposicionar da margem, para a formação acadêmica, a História Afro-brasileira (e demais conteúdo programático estabelecido na lei),sem desculpas incipientes e com seriedade.
É óbvia a forte influência e interpenetração da Cultura Africana no Brasil, mas parte da nossa Pátria finge não ver, o que significa ignorar a própria história.
Enquanto a reedição da história oficial não contemplar todos os seus personagens: Lei. Se não através da lei, nunca o será.
É de uma nitidez solar o preconceito e racismo verificados nas manifestações de resistência que sempre aparecem nas proposições do Movimento Negro neste país. Lamentável.
Dr. Humberto Adami e todos os envolvidos, parabéns pelo espírito combativo!
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