quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Lobato e os negros da Central

Dias desses fui ao estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, cumprir os deveres de pai de adolescente, e não pude deixar de lembrar da atual polêmica que envolve o racismo na obra de Monteiro Lobato, e o Instituto de Advocacia Racial e Ambiental, no Supremo Tribunal Federal. 

Para o Engenhão, vai-se de trem. A partida era entre Flamengo e Fluminense.  

Não pude deixar de fazer algumas fotos do caminho, e a passagem pela estação Central do Brasil. 
De imediato, veio à mente o texto de Monteiro Lobato.  

A Barca de Gleyre(Cia. Editora Nacional, 1944), que reúne a correspondência ativa de Lobato com o escritor mineiro Godofredo Rangel, entre 1903 e 1943, não é ficção. E lá está:

“Estive uns dia no Rio (…). Dizem que a mestiçagem liquefaz essa cristalização racial que é o caráter e dá uns produtos instáveis. Isso no moral – e no físico, que feiúra! Num desfile, à tarde, pela horrível Rua Marechal Floriano, da gente que volta para os subúrbios, que perpassam todas as degenerescências, todas as formas e má-formas humanas – todas, menos a normal. Os negros da África, caçados a tiro e trazidos à força para a escravidão, vingaram-se do português de maneira mais terrível – amulatando-o e liquefazendo-o, dando aquela coisa residual que vem dos subúrbios pela manhã e reflui para os subúrbios à tarde. E vão apinhados como sardinhas e há um desastre por dia, metade não tem braço ou não tem perna, ou falta-lhes um dedo, ou mostram uma terrível cicatriz na cara. “Que foi ?” “Desastre na Central.” Como consertar essa gente? Como sermos gente, no concerto dos povos? Que problema terríveis o pobre negro da África nos criou aqui, na sua inconsciente vingança!…”

A conclusão para mim, é mais que óbvia, a respeito da atualidade dos temas discutidos na polêmica e os  resquícios da escravidão do negro no Brasil, que persistem até hoje.

Humberto Adami

Advogado
humbertoadami@gmail.com




FONTE: Blog do Humberto Adami

Nenhum comentário: