domingo, 9 de outubro de 2011

ENCONTRO DISCUTE INSERÇÃO DO NEGRO NOS GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS DO RIO


04/10/2011 - 16:16
ENCONTRO DISCUTE INSERÇÃO DO NEGRO NOS GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS DO RIO
Estado e União assinam protocolo de intenções para promover oportunidades.
O Governo do Rio de Janeiro adere a mais uma ação em favor de políticas públicas inclusivas: a implementação de medidas, juntamente com o governo federal, de inserção do negro nas atividades decorrentes da realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. A ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir/PR), Luiza Bairros, e o secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, assinaram um protocolo de intenções, na manhã desta terça-feira (04.10), no Teatro do Sesi, no Centro do Rio, para efetivar a parceria.
 A assinatura do documento ocorreu durante a cerimônia de abertura do Seminário Internacional Promoção do Empreendimento e de Igualdade Racial no Contexto dos Grandes Eventos Esportivos que será realizado nesta terça e quarta-feira com uma série de palestras com o objetivo de apontar estratégias - a serem aplicadas por órgãos públicos e privados, e pela sociedade civil na concepção e estruturação dos jogos - que priorizem o enfrentamento ao racismo e as desigualdades raciais. O fórum também foi realizado nesta segunda-feira em Salvador.
 Os seminários contam com as parcerias do Ministério do Esporte, dos governos da Bahia e do Rio de Janeiro, do Consulado Geral Norte-Americano no Rio de Janeiro, em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan). As atividades integram o Plano de Ação Conjunto entre os governos brasileiro e americano para a eliminação da discriminação étnico-racial e a promoção da igualdade.
 O destaque é a palestra proferida pela ex-prefeita de Atlanta, nos Estados Unidos, Shirley Franklin, cujo mandato teve como destaque as Olimpíadas de 1996. A ideia é compartilhar com gestores brasileiros as experiências desenvolvidas pela cidade americana para a inclusão da população negra local nos empreendimentos gerados pelo evento esportivo.
 O secretário Rodrigo Neves, disse que, depois de décadas de estagnação e até mesmo degradação social, o Estado do Rio apresenta um quadro econômico e de oportunidades altamente promissor para a implementação dessas iniciativas em função da conquista de um carteira de investimentos, de mais de US$ 180 bilhões até 2013, e de um calendário de megaeventos até 2016, como a Conferência Mundial Rio + 20, a Jornada Mundial Católica, a
“É uma gama bastante ampla de possibilidades que também estão colocadas para a parte cultural antes e durante os jogos. As apresentações e shows são a chance de inserção para jovens músicos, compositores, coreógrafos, artistas em geral”, sinalizou a ministra.
 Também compuseram a mesa de abertura o cônsul geral dos Estados Unidos, Dennis Hearne, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos dos Negros (Cedine), Paulo Roberto dos Santos, o superintendente da Promoção da Igualdade Racial do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Dias, o defensor geral do Estado do Rio de Janeiro, Nílson Bruno, o presidente em exercício da Firjan, Carlos Gross, o representante do Itamaraty, André Costa, e do Ministério do Esporte, Ricardo Gomide.

Nenhum comentário: