sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Bancário negro é discriminado, apontam debatedores

Comissões - CDH
Edição de terça-feira 31 de maio de 2011
Bancário negro é discriminado, apontam debatedores
Pesquisa avaliada na CDH mostra que negros recebem cerca de 64,2% do salário dos brancos e só 20,6% dos contratados chegam a ser promovidos.
Integrantes da Educafro se manifestam durante o debate de ontem: Febraban não enviou representantes, Humberto Adami, da Associação dos Advogados do Banco do Brasil (E); frei David Raimundo Santos, da Educafro; senador Paulo Paim e Almir Aguiar
Em debate sobre A diversidade no mercado de trabalho do setor bancário, ontem, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), os participantes afirmaram que a discriminação contra o bancário negro ainda é grande.

O debate foi focado no Mapa da Diversidade do Setor Bancário, elaborado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com diversas instituições. Segundo a publicação, os funcionários negros recebem cerca de 64,2% do salário dos brancos e apenas 20,6% dos contratados conseguem ser promovidos.

— Os demais entram como contínuos e morrem como contínuos. A maneira como o negro vem sendo discriminado descaradamente é uma violência contra a nação — afirmou o diretor executivo da Rede de Pré-Vestibulares Comunitários e Educação para Afrodescendentes e Carentes (Educafro), frei David Raimundo Santos, lembrando que os negros são apenas 19% dos contratados em instituições bancárias.

O presidente do Sindicato dos Bancários e Financiários do Município do Rio de Janeiro, Almir Aguiar, afirmou que os negros bancários recebem salários menores do que os colegas brancos, e que "a cor da pele é um impeditivo de ascensão na empresa". A partir de 1996, os movimentos organizados iniciaram uma série de negociações com a Febraban para acabar com todo tipo de discriminação — não só contra negros, mas também contra mulheres e deficientes — e criar mais oportunidades para os negros no setor financeiro.

— Desde então, temos avançado, mas é necessário avançar muito mais — disse Almir Aguiar. 

http://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/noticia.asp?codEditoria=22&dataEdicaoVer=20110531&dataEdicaoAtual=20110531&nomeEditoria=Comiss%C3%B5es&codNoticia=106860

Nenhum comentário: