sexta-feira, 29 de maio de 2009

Alunos querem que Uerj use autonomia para garantir lei de cotas

Reserva de vagas

Alunos querem que Uerj use autonomia para garantir lei de cotas

Estudantes da Uerj fizeram, na tarde desta quinta-feira, um apitaço contra a suspensão da lei de cotas no hall dos elevadores da instituição, no Maracanã. No protesto, foram colhidas assinaturas para uma proposta levada pouco antes à reitoria: a de que a universidade use a sua autonomia para garantir a manutenção da reserva de vagas.

_ Já que a universidade e a comunidade acadêmica são favoráveis às cotas, nossa principal proposta é que a Uerj faça uso de sua autonomia e implemente esta política, para não ficar à mercê das ações do deputado (Flávio Bolsonaro, do PP, que moveu representação de inconstitucionalidade contra a lei no órgão Especial do TJ, onde conseguiu liminar suspendendo os efeitos dela) _ explicou Moacir Carlos da Silva, o Cizinho, do movimento DeNegrir.

Nesta sexta-feira, às 9h, outro ato contra a decisão dos desembargadores será feito pelo movimento negro, desta vez liderado pelo Educafro, de Frei David. A manifestação será em frente ao Tribunal de Justiça do Rio.

De acordo com o advogado Humberto Adami, do Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (Iara), seria sim possível que o conselho universitário implementasse a política, mas, no momento, esta mudança não é cabível, pois existe uma decisão judicial que a proíbe.

http://extra.globo.com/geral/casosdecidade/post.asp?t=alunos-querem-que-uerj-use-autonomia-para-garantir-lei-de-cotas&cod_Post=190676&a=645

Nenhum comentário: