domingo, 9 de setembro de 2012

STF discute nesta terça polêmica sobre racismo na obra de Monteiro Lobato

STF discute nesta terça polêmica sobre racismo na obra de Monteiro Lobato
Caso chegou ao Supremo por mandado do Instituto de Advocacia Racial e por técnico em gestão educacional que veem 'elementos racistas' em 'Caçadas de Pedrinho'
Agência Brasil | 08/09/2012 13:11:23






O Supremo Tribunal Federal (STF) vai realizar na próxima terça-feira (11) uma audiência de conciliação para discutir a adoção de livros de Monteiro Lobato pela rede pública de ensino.

Leia também: Polêmica sobre livro de Lobato pode acabar em setembro

O caso chegou ao STF por meio de um mandado de segurança apresentado pelo Instituto de Advocacia Racial (Iara) e pelo técnico em gestão educacional Antônio Gomes da Costa Neto. Ambos afirmam que a obra de Monteiro Lobato tem “elementos racistas”.

Em 2010, o Conselho Nacional de Educação (CNE) determinou que a obra "Caçadas de Pedrinho" não fosse mais distribuída às escolas públicas por considerar que ela apresentava conteúdo racista. O conselho apresentava trechos da obra para justificar o veto à obra: “Tia Nastácia, esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou, que nem uma macaca de carvão.”

Em seguida, o Ministério da Educação (MEC) recomendou que o CNE reconsiderasse a determinação . O conselho decidiu então anular o veto e indicar que as próximas edições do livro viessem acompanhadas de uma nota técnica que instruísse o professor a contextualizar a obra ao momento histórico em que ela foi escrita.

Com o mandado de segurança, o Iara pretende anular a última decisão do CNE. Eles pedem ainda a “imediata formação e capacitação de educadores” para que a obra seja utilizada “de forma adequada na educação básica”.

No mandado de segurança, eles afirmam que o livro "Caçadas de Pedrinho" é utilizado como “paradigma” e que essas regras devem nortear a aquisição, pela rede pública de ensino, de qualquer livro literário ou que contenham “qualquer forma de expressão de racismo cultural, institucional e individual”
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