segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A OAB RJ, WADIH E A QUESTÃO RACIAL E O GRAVADOR DE JURUNA

Recebi email de Marcelo Dias, comunicando que o Presidente da OAB RJ, Wadih Damous, receberá em poucos dias, pedido para instalar a comissão de Combate à Discriminaçao racial, ou Comissão do Negro. Hoje, recebo a informação de que o Presidente da Comissão do Negro da OAB /SP estará presente ou foi convidado, para a solenidade em que Wadih se comprometerá "defender a idéa junto ao Conselho Seccional da OAB/ RJ. Com Marcelo Dias, ex-deputado do Rio, já formalizamos idêntico pedido na gestão de Otávio Brandão, em documento que pode ser encontrado em www.adami.adv.br . NO DIA SEGUINTE a posse de Wadih, efetivamos pedido idêntico, dessa vez na minha presença, Humberto Adami, de Luiz Fernando Martins e Oswaldo Barbosa e o quadro de dirIgentes do primeiro escalão da OAB, como se pode ver na foto abaixo. Devo registrar que não apoiar as cotas raciais foi um dos motivos que me fez não participar da chapa capitaneada por Wadih, que venceu eleições que encerra seu mandato ao final deste ano. É de se estranhar, e muito, que só agora, ao final do mandato, se renove esta proposição e ainda com o compromisso de "defender junto ao Conselho Seccional. Wadih aprovou no conselho, com mão de ferro coisas mais polêmicas, como a prematura (90 dias) expulsão da Comissão de Direitos Humanos, então capitaneada por JOÃO TANCREDO, que concorre às eleições no próximo certame eleitoral; a transferencia do atendimento da CAARJ para Unimed, etc. Wadih aprovou o que quis no Conselho. Indagado do porque não criou a Comissão de Combate à discriminação racial, colocou a culpa no "demitido" João Tancredo, esquecendo-se que teve dois anos para efetivar a tal comissão. Alerto a todos para que tirem bastante fotos, como as que estão abaixo, para comprovar as posturas e gravem as palavras ditas, qual o saudoso índio Juruna, para não passemos mais um mandato" à espera do que o Conselho vai decidir". HUMBERTO ADAMI http://www.adami.adv.br/raciais.asp DIRETORIA DA OAB/RJ RECEBE ADVOGADOS DO MOVIMENTO NEGRO

CAROS COLEGAS DE DIREITO E DISCRIMINAÇÃO RACIAL

NA DATA DE HOJE, OCORREU O ENCONTRO DE ADVOGADOS DO MOVIMENTO NEGRO E INTEGRANTES DA NOVA DIRETORIA DA OAB/ RJ, RECÉM EMPOSSADOS.

PARTICIPARAM DO ENCONTRO, O SECRETÁRIO GERAL MARCOS LUIZ OLIVEIRA DE SOUZA, O SECRETARIO HENRIQUE MAUÉS, O CONSELHEIRO FEDERAL CLAUDIO PEREIRA DE SOUZA NETO E DEMAIS CONSELHEIROS SECCIONAIS.

PELO MOVIMENTO NEGRO, OS ADVOGADOS OSVALDO BARBOSA, LUIZ FERNANDO SILVA MARTINS (OUVIDOR DA SEPPIR), E HUMBERTO ADAMI (PRESIDENTE DO IARA).

FORAM TRATADOS DIVERSOS TEMAS RELATIVOS Á ADVOCACIA PARA RELAÇÕES RACIAIS, COM ÊNFASE PARA AFRODESCENDENTES, BEM COMO DA CRIAÇÃO DE UMA COMISSÃO DE DIREITO DAS RELAÇÕES RACIAIS, Á SEMELHANÇA DAS JÁ EXISTENTES NA OAB/BA E OAB/SP (COMISSÃO DO NEGRO).

ANTE A RECEPTIVIDADE DOS MEMBROS DA NOVA DIRETORIA, UM REQUERIMENTO FORMAL ESTÁ ESTARÁ SENDO ENCAMINHADO AO PRESIDENTE WADIH DAMOUS, QUE PODERÁ SER SUBSCRITO POR ADVOGADOS E ENTIDADES DO MOVIMENTO NEGRO, SOCIAL E SINDICAL QUE SE DISPUZEREM. OS INTERASSADOS PODERÃO REMETER EMAIL PARA

ADAMI@ADAMI.ADV.BR E Luiz.Silva@planalto.gov.br, OU ATRAVÉS DA LISTA DE DIREITO E DISCRIMINAÇÃO RACIAL (discriminaçaoracial@yahoogrupos.com.br) DE FORMA AO DOCUMENTO CONSEGUIR UM NÚMERO DE EXPRESSIVA REPRESENTATIVIDADE DOS SETORES ENVOLVIDOS.

ABAIXO, O REGISTRO FOTOGRAFICO DA OCASIÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário